A chapa galvanizada tem se popularizado como alternativa para as mais diversas finalidades. Além de um material versátil, ela apresenta diversos benefícios para quem a utiliza, como durabilidade e resistência a intempéries climáticas.
É interessante, contudo, saber mais sobre a diferença desse material em relação ao aço comum. Afinal, o que faz com que a chapa galvanizada seja tão especial? A seguir vamos te apresentar algumas de suas características!
1. No que consiste o processo de galvanização?
A chapa galvanizada tem esse nome por passar pelo processo de galvanização. Ele consiste em uma espécie de blindagem do aço da chapa a partir de uma camada de zinco ou outros metais nobres. A partir disso, ela se torna cerca de 20 vezes mais resistente e durável do que uma chapa de aço comum.
Portanto, o processo de galvanização também garante que essa chapa demande menor manutenção. Além da chapa galvanizada, a chapa de aço Galvalume também é uma ótima alternativa, ainda mais resistente e durável por receber um processo de proteção mais rico.
Para decidir qual é a melhor alternativa entre as duas é necessário avaliar as necessidades da construção, condições climáticas do local e, a partir disso, visualizar o melhor custo-benefício.
2. Então a chapa galvanizada é…
Como explicamos anteriormente, ela é a chapa de aço que passou pelo processo de galvanização. Diferentes tipos de aço podem passar por esse processo para que tenham maior qualidade.
Mais do que isso, a chapa galvanizada conta com uma estrutura lisa e brilhante, que pode ser explorada tanto in natura quanto pintada, conforme os tipos de acabamento. O material tem ótima receptividade ao pigmento por sua textura.
3. Aplicações da chapa galvanizada
É muito comum o uso delas na confecção de portões de garagem, por sua eficiência diferenciada em ambientes externos. Contudo, a versatilidade do material permite o seu uso para as mais diversas finalidades, tais como:
— Ar-condicionado;
— Proteção de sistemas de isolamento térmico e acústico;
— Fachadas diversas;
— Telhas, calhas e rufos;
— Containers, dentre outros.
4. A chapa galvanizada e Galvalume também precisam de cuidados
Apesar de apresentarem resistência e proteção diferenciadas, as chapas galvanizadas e Galvalume também precisam de cuidado. É preciso armazenar adequadamente as peças até que sejam utilizadas e evitar o seu contato com componentes alcalinos ou que contenham cobre ou chumbo.
Os elementos de ligação e montagem devem ser sempre específicos para o material, preferencialmente adquiridos com o mesmo fornecedor. Também é muito importante que a montagem do que se for construir com a chapa galvanizada seja realizada com um especialista.
Além disso, como no caso de qualquer material, deve-se assegurar de que se está adquirindo a chapa galvanizada com uma fornecedora confiável e especialista no assunto, que não apenas garanta a qualidade do material, mas também possa instruir sobre seu uso e características.
Cuidados como esse vão certificar que você usufrua de todos os benefícios da chapa galvanizada, seja qual for o fim a que ela será destinada. Se você deseja explorar ainda mais os benefícios do uso do aço galvanizado, conheça também sobre as telhas sanduíche lendo o nosso e-book.