5 dicas de materiais sustentáveis para construção civil - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

5 dicas de materiais sustentáveis para construção civil

Devido a demanda de clientes, ou mesmo do mercado, a busca por materiais sustentáveis para construção civil tem sido crescente. Nesse contexto, lidamos desde recursos incrementados por novas tecnologias até os tradicionais, que voltam a entrar em cena.

O fato é que tornar uma obra mais sustentável oferece diversos benefícios, inclusive econômicos. Não é preciso ser radical nesse sentido: algumas medidas e substituições já farão toda a diferença. Pensando nisso, selecionamos alguns materiais sustentáveis para construção civil para te apresentar. Confira!

1. Argila

A argila é um dos materiais sustentáveis para construção civil que recupera saberes construtivos tradicionais. Ela pode ser uma excelente opção para cobrir paredes, assentar revestimentos ou substituir a argamassa industrializada.

Esse material ainda apresenta outros usos, como produção de tijolos e afins. Utilizando-se das técnicas certas, mostra-se uma alternativa sustentável também a longo prazo, por ter um bom desempenho termoacústico, evitar a umidade excessiva no ambiente, dentre outros benefícios.

2. Tintas e solventes biodegradáveis

Atualmente é possível encontrar no mercado tintas e solventes biodegradáveis. Eles são feitos de materiais orgânicos e não tóxicos, o que representa uma redução considerável dos impactos ambientais em sua produção.

3. Contêineres

Além de uma solução sustentável para construções, o uso de contêineres reciclados também oferece inovações interessantes para a estética arquitetônica. A partir do uso desse material, é possível reduzir em até 30% o orçamento na construção de edifícios.

4. Bambu

Assim como no caso da argila, o bambu é um dos materiais sustentáveis para construção civil recuperado das construções populares. De fácil plantio e cultivo, além de compreender diversas espécies com propriedades diferenciadas, trata-se de uma alternativa muito aclamada por alguns especialistas.

O bambu é quase tão resistente quanto o aço, todavia precisa passar por um processo químico para evitar o apodrecimento e infestação por insetos. Além disso, deve ser protegido do excesso de sol e chuva e exige outros cuidados a fim de garantir sua durabilidade.

5. O Aço também é um dos materiais sustentáveis para construção civil!

Embora o aço nem sempre esteja presente nas novas listas de materiais sustentáveis para construção, ele é indiscutivelmente um dos mais vantajosos com essa qualidade. Em primeiro lugar, trata-se de um material 100% reciclável, sem perda de qualidade nesse processo.

Além disso, as construções que utilizam estruturas metálicas usam tecnologia limpa, reduzem desperdícios e sua produção não polui o meio ambiente, uma vez que a sua origem é mineral.

Em longo prazo, o uso do aço nas construções tem benefícios para usufruto do espaço que também repercutem na questão da sustentabilidade, tais como conforto termo acústico e facilidade para instalação de soluções ecológicas, como as que aproveitam mais a luz natural.

É preciso considerar que a escolha dos materiais sustentáveis para construção civil deve levar em conta o projeto. Construtoras que se comprometem com a sustentabilidade não podem se restringir a relatos do momento, mas considerar todas as questões que envolvem a região de construção, a produção, geração de resíduos, durabilidade e interação desses materiais.

A partir da apuração dos diversos fatores que envolvem a sustentabilidade, será possível fazer escolhas que realmente favoreçam isso e, simultaneamente, garantam a qualidade final da obra.

Continue se atualizando sobre assuntos de interesse seguindo a Galvaminas nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.