O tapume é uma vedação feita para separar o terreno do espaço público. Ele é muito importante para a segurança, uma vez que protege os pedestres de possíveis acidentes, armazena todo o material da obra e isola toda a área durante o trabalho.
Fizemos este post para te mostrar a importância, as funções e todos os tipos de tapumes. Não deixe de conferir!
Tapume
Os tapumes normalmente são instalados no início das obras e retirados apenas após o término, ou se for instalado a vedação definitiva (grades, paredes, alambrados). Além de ser um item essencial para a segurança, o tapume é utilizado também como forma de marketing, visto que, as empresas construtoras ou os profissionais que estão envolvidos na construção, aproveitam a estrutura para divulgar informações, como por exemplo o logo das empresas. São utilizados até mesmo artes como grafites para que consigam chamar mais atenção para a obra.
Impreterivelmente, os tapumes devem ser produzidos com uma altura mínima de 2,20m. Essa especificação é definida por questões de proteção da obra e dos pedestres.
Quais os tipos de tapumes existentes no mercado?
Atualmente no mercado existem vários tipos de tapumes, todavia a escolha vai depender do tempo de duração da obra, qual o tipo de construção, a região e até mesmo o clima do local que ela está sendo projetada.
Tapume de metal
É feito a partir de telhas de aço galvanizado, material esse que é anticorrosivo e possui grande durabilidade. É indicado para as construções de longas durações e, se utilizado e manuseado da maneira correta, pode ser até mesmo reutilizado em outras obras por muitos anos. Além de todas essas vantagens, a instalação e desmontagem desse material é simples e rápida. Na questão de estética, ele pode ser pintado na cor desejada.
Tapume de madeira
Esse modelo de tapume é recomendado para obras de menor duração, uma vez que possuem durabilidade bem abaixo em comparação aos demais tapumes. Uma vantagem é o preço, que é bem mais barato.
Existem dois tipos de tapume de madeira: compensado e OSB. O compensado é produzido com lâminas de madeira prensadas em altíssimas temperaturas e pressão, apresentando qualidade inferior em relação as placas de OSB, que possuem maior durabilidade e se trata de madeiras recicláveis, todas com tiras arrumadas na mesma direção.
Tapume Ecológico
O tapume ecológico além de preservar o meio ambiente, não traz riscos à saúde humana. É recomendado para a cobertura de obras, fechamento de galpões e muito mais. A sua vida útil é bem prolongada, uma vez que o material não se decompõe e não deforma, como acontece com os feitos de madeira e metal. Eles são bem mais resistentes que as outras opções.
Tapume de plástico
Um diferencial desse modelo é a praticidade no manuseio e no transporte. São resistentes e econômicas, todavia não é indicada para construções de longa duração.
E o seu canteiro de obras possui algum tipo de tapume? Deixe-nos um comentário.