Aprenda dicas de como montar um canteiro de obras - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Aprenda dicas de como montar um canteiro de obras

Canteiro de obras

Antes de iniciar uma obra é importante definir um espaço físico específico para operar a construção. Assim será possível iniciar o projeto e evitar alguns problemas cruciais, como, por exemplo, falta de qualidade nos serviços finais, desperdício de tempo e material e falhas na execução. Por isso é fundamental definir um canteiro de obras.

Você deve estar se perguntando: o que exatamente é um canteiro de obras? Trata-se de uma área onde ocorrem os procedimentos para o desenvolvimento de métodos de execução e suporte de uma construção. O seu principal objetivo é aumentar a eficiência das atividades de construção, além de proporcionar total conforto e segurança para toda a equipe envolvida no trabalho.

Além do canteiro de obras, também existe a frente de trabalho. Ela é uma área onde são desenvolvidas operações importantíssimas, como por exemplo, apoio, demolição e reparação de uma obra.

Ficou curioso para saber mais detalhes sobre o assunto? Este artigo vai apresentar dicas de como você pode montar um canteiro de obras com eficiência e, consequentemente, ter efetividade no processo de construção. Siga o passo a passo!

Tenha um planejamento eficiente para o canteiro de obras 

Para a montagem de um canteiro de obras é importante apresentar um planejamento eficiente. Um exemplo: o engenheiro deve garantir que os materiais e os insumos não fiquem muito tempo estocados. Caso contrário, a qualidade dos produtos poderá ser invalidada, o tempo pode ser perdido e o serviço não será desempenhado com sucesso.

É aí que entra a importância do planejamento para o canteiro de obras. Ele consegue garantir que todos os itens possam chegar na quantidade certa e no tempo correto, para que possam ser utilizados. Dessa forma, é muito importante fazer o desenho do terreno e do lugar em que a casa será construída, além de definir os veículos para armazenamento e descarregamento que entram e saem.

É fundamental entender detalhes da NR 18

Outra dica fundamental para a montagem de um canteiro de obras é entender com precisão os principais detalhes da Norma Regulamentadora 18. Ela direciona o posicionamento de todas as exigências e diretrizes para a organização do canteiro de obras. Apesar dessa importância, em alguns casos, essas orientações são ignoradas de forma prévia e só são lembradas no momento em que os materiais e trabalhadores chegam na obra. É algo que pode ocasionar um retrabalho enorme.

Saiba exatamente quais são os elementos que devem estar em um canteiro de obras  

Um canteiro de obras eficiente exige alguns elementos característicos. São eles:

  • Almoxarifado para guardar os materiais e fazer o controle efetivo de toda a distribuição;
  • Tapume para impedir a entrada de possíveis invasores;
  • Sistemas de segurança, como câmeras e alarmes;
  • Escritório para trabalho administrativo e controle técnico; 
  • Casa de vigia para a segurança da obra;
  • Sanitário para os trabalhadores;
  • Área de almoço e descanso.

Invista na inovação e na tecnologia

Através da implementação da tecnologia nos processos que envolvem o canteiro de obras, você consegue aperfeiçoar o monitoramento das atividades, além de coletar informações fundamentais que dizem respeito à produtividade dos colaboradores.

É fundamental que você esteja muito bem atualizado às mudanças do mercado e estude as principais tecnologias!

Ao seguir todos esses passos, você conseguirá um espaço que oferece mais produtividade e segurança a todos os colaboradores. Este artigo foi desenvolvido justamente para te ajudar a montar um canteiro de obras com assertividade. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo!

Aproveite e leia outro artigo que elaboramos para você: “Aprenda como manter canteiro de obras organizado e eficiente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.