Arquitetura sustentável: o que o aço tem a ver com isso? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Arquitetura sustentável: o que o aço tem a ver com isso?

arquitetura-sustentável-o-que-o-aco-tem-a-ver-com-isso

Atualmente, fala-se muito em preservação ambiental. Como devemos evitar lixos e poluição ou fazer economia de recursos naturais, no entanto, preservação ambiental também diz respeito à arquitetura sustentável.

Neste caso, a pessoa que opta por essa linha de construção, consegue obter diversos benefícios além da sustentabilidade em si.

Invista em arquitetura sustentável e o meio ambiente te agradecerá

 

Qualquer pessoa que já mexeu ou precisou lidar com obras em alvenaria, conhece o transtorno trazido pela quantidade de resíduos provenientes da obra e também sabe que lidar com esses resíduos gera mais custo e poluição.

O lado bom é que na tentativa de eliminar esse transtorno, as pessoas têm descoberto outros materiais capazes de promover otimização da construção, com no mínimo, mais da metade dos problemas comuns já resolvidos.

No mercado, a substituição pelo aço tem se destacado por ter demonstrado ótimos resultados. O aço, devido a suas inúmeras qualidades, tem sido cada vez mais utilizado na construção civil e afins como a opção mais vantajosa, prática e econômica.

A arquitetura realizada com aço facilmente une bom gosto ao custo-benefício e ainda deixa o consumidor com a consciência tranquila de que não estará levando ao meio ambiente toneladas de entulhos, além de desperdícios hídricos e de energia.

 

Vantagens de usar aço na arquitetura sustentável 

Por se tratar de um material reciclável, o aço não produz sujeira e entulho apresentando menor volume de resíduos descartados. Por já virem prontos de fábrica nas medidas e espessuras corretas, cabe aos construtores basicamente a montagem das peças no local, com utilização bem menor do uso de água e de energia elétrica em relação às obras convencionais.

Importante ressaltar que a sustentabilidade vai além do momento em que a obra está sendo iniciada, pois devido às inúmeras vantagens do aço que logo serão detalhadas, você verá que a longo prazo se fará economia de várias outras formas.

 

Detalhando os benefícios

Na arquitetura sustentável, o aço pode ser usado de diversas formas, tanto na estrutura base, como na cobertura (telhados, cumeeiras), portões, escadas, paredes e acabamentos diversos.

Mas independentemente de onde o aço for utilizado, seus benefícios percorrem todas as suas formas e quando somadas, você garante os resultados a curto, médio e longo prazo. Confira alguns abaixo:

 

  • Estrutura metálica fortificada: Tanto as vigas, como colunas e telhados podem ser produzidos com aço galvanizado, substituindo perfeitamente tijolos e concretos, garantido igual ou maior proteção, segurança e durabilidade à estrutura do imóvel.

 

  • Obra sustentável: Como já mencionado, trata-se de um estilo de obra ecologicamente correta, que beneficia o meio ambiente.

 

  • Rapidez na execução: A tal chamada “obra limpa” normalmente possui um tempo de execução menor. Isso porque o material já vem pronto para ser instalado, além de ser leve e fácil de instalar, contribuindo para reduzir bastante o tempo de execução da obra, ainda mais se comparado ao prazo estimado de conclusão das construções convencionais.

 

  • Economia de água: Utiliza uma quantidade consideravelmente menor de água durante a obra, por esse motivo é chamada de obra seca. A economia de água cai muito bem para a natureza e também para seu bolso.

 

  • Isolamento acústico e térmico: Por promover esses tipos de isolamento, você  não precisa gastar mais com outros recursos para atingir um conforto sonoro em casa e uma climatização agradável, dispensando utilização de outros revestimentos e até mesmo uso excessivo de climatizadores ou aquecedores que por consequência resultam em mais gastos de energia elétrica.

 

  • Facilidade na instalação elétrica e hidráulica: A alvenaria traz o problema de precisar ser “quebrada” para criar passagem de tubos e conexões de fios, e nesse ponto o aço, por ser oco, facilita essa parte da obra.  Com menor sujeira e mais rapidez, além da vantagem do aço galvanizado (camada de proteção anticorrosiva e antioxidante) ser uma proteção contra incêndios por ter resistência a altas temperaturas, proteção contra infiltração, umidade, mofos e etc.

 

  • Baixa manutenção e alta resistência e durabilidade: Pelas próprias propriedades do aço galvanizado que já demanda baixa manutenção, o aço galvanizado resiste melhor às intempéries e condições climáticas mais intensas e também promove durabilidade maior em relação ao desgaste natural do tempo.

 

  • Economia permanente: considerando as vantagens ditas acima fica muito evidente como os gastos costumeiros (conta de água e energia elétrica, por exemplo) são menores quando se comparado a obras tradicionais, não somente durante a execução da obra, mas posteriormente devido aos benefícios já citados. Fazer economia é uma necessidade hoje em dia e de certa forma um conforto quando você consegue unir a qualidade geral (serviços e produtos) realizado no primeiro momento e depois, através da qualidade do que foi feito, manter os gastos equilibrados por não precisar de outros recursos para manter certos confortos.

 

Versatilidade: Obras exclusivas feitas a partir do aço na arquitetura sustentável.

A essa altura você já percebeu como as vantagens se entrelaçam entre si, desde oferecer melhor custo-benefício a facilidade e praticidade na instalação, mas as vantagens não param por aí.

Esse tipo de arquitetura sustentável realizada com aço é algo completamente inovador e sofisticado.

Com ela você descobre um mundo de possibilidades de formas e estilos, estética impecável, versatilidade, acabamento e estrutura personalizada a partir do seu gosto.

O material é projetado sob medida, oferecendo flexibilidade no layout, permite liberdade de formas e por ser reciclável o aço pode ser reutilizado sempre que for do seu interesse ou quando se fizer necessário.

O aço também é compatível com outros materiais como vidros, madeiras, alumínio e assim dando um ótimo acabamento, podendo criar ambientes modernos, “retrô”, industrial ou rústicos, com riquezas de detalhes, deixando a obra mais bela.

Agora que você já viu diversas vantagens da construção sustentável realizada com aço, acesse o link abaixo para ter acesso ao e-book com o guia para construção sustentável e conheça mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.