O metal é fundamental para edificações, equipamentos eletrônicos, agrícolas, indústria automobilística e diversos outros produtos. Com papel fundamental em nossas vidas, ele também é um recurso de diversos artistas plásticos. Com formas diferenciadas de manusear metais, alguns escultores desenvolveram obras marcantes e se tornaram referência nas ruas de Belo Horizonte com sua arte feita em metal.
Arte feita em metal
Estátuas, esculturas, bustos e diversas obras enriquecem as ruas e avenidas da capital mineira e contam histórias de grandes personalidades. Neste post iremos mostrar algumas delas e falar um pouco sobre quem é o responsável por sua criação.
Eterna Modernidade – Vânia Braga e Diego Rodrigues
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade e sua orla ganhou um presente que se transformou em ponto turístico. Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx se transformaram em estátuas de bronze localizadas em frente à Casa Kubitschek. A obra é uma homenagem ao ex-presidente e aos três artistas que foram responsáveis pelo projeto arquitetônico da Pampulha.
Monumento a Rômulo Paes – Gustavo Penna
“A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta”. A famosa frase do compositor Rômulo Paes foi eternizada em uma grande estrutura feita de aço e localizada na esquina das ruas Álvares Cabral e Bahia. O monumento tem 7,5 metros de altura, construído em um único plano levando os admiradores à amplitude do olhar.
Germinação Barroca – Paulo Laender
Produzida para transparecer a identidade motriz e as características mineiras, a obra está localizada na rua Dos Guajajaras, no centro da capital. Feita em metal, o artista utilizou técnicas da arte barroca mineira para retratar a sua criação e possui uma alma atemporal.
Símbolo Cívico – Amilcar de Castro
Localizada na Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, o monumento foi inspirado na bandeira de Minas e refere-se à Constituição Mineira de 1989, como a IV Constituinte Mineira. Amilcar de Castro é um dos grandes nomes das esculturas feitas em aço. Diversas de suas obras estão espalhadas pela capital. Além disso, existe o Instituto Amilcar de Castro em Nova Lima que reúne cerca de mil peças produzidas pelo artista.
[bloco_newsletter]Encontro marcado – Léo Santana
Localizada em frente à Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa, a obra de arte feita em metal é um tributo à memória dos escritores Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino e Fernando Sabino.
Léo Santana é conhecido na capital mineira e enriquece a paisagem urbana com suas esculturas em metal. Dentre as mais conhecidas, estão as estátuas dos escritores Roberto Drummond e Henriqueta Lisboa, na praça da Savassi; a obra Praça da Poesia com as estátuas dos amigos Carlos Drummond e Pedro Nava, no encontro das ruas da Bahia e Goiás e na Assembleia estão Tiradentes, Monumento aos Doadores de Órgãos e o Diretas Já, com as estátuas dos políticos Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela.
Espaço circular em cubo virtual – Franz Weissmann
De modo abstrato o artista trabalhou o metal transmitindo grande leveza. Se expressando em formas geométricas com o mínimo de elementos. Localizada na Praça Afonso Arinos, a escultura divide espaço com frondosas árvores localizadas ao seu redor.
As estruturas metálicas estão presentes em diversas obras de arte, mostrando a sua versatilidade e leveza no manuseio. Você conhece outra obra de arte feita em metal que não está na lista? Deixe o seu comentário abaixo.