Barras de aço laminado: melhor opção para quem busca economizar mantendo a qualidade - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Barras de aço laminado: melhor opção para quem busca economizar mantendo a qualidade

Barras de aço laminado

Barras de aço, porque preciso delas?

Na construção civil assim como nas indústrias é comum se deparar com estruturas  montadas com barras de aço. A produção dessas barras são feitas em aço laminado ou aço trefilado, que mais a frente será explicado.

A maneira em que são produzidas permitem maior resistência mecânica e estrutural, sem soldas e garantindo maior resistência com menores dimensões.

Conciliando as características naturais do aço à possibilidade de criar barras com diversos moldes, dimensões e tamanhos as tornam indispensáveis em qualquer construção cujo objetivo é garantir segurança com um custo-benefício considerável.

Importante saber que a confecção dessas barras deve seguir algumas normas, como por exemplo, as normas NBR 16683:2018 e NBR 7480:2007.

Neste artigo você vai conhecer mais profundamente sobre as barras de aço laminadas e entender o motivo dela ser a melhor opção para quem busca redução de custos sem perder a excelência no serviço.

 

Diferenciando o laminado do trefilado

Talvez você já tenha ouvido falar de barras de aço laminado e barra trefilado.

A barra de aço trefilado é produzida em um processo mecânico a frio (trefilação) , ou seja, ele passa por uma tração nas extremidades que comprime a peça até atingir o diâmetro desejado.

No caso das barras laminadas, elas são reaquecidas com o objetivo de reduzir a espessura do material e são comumente utilizadas na concepção estéticas das estruturas.

Logo abaixo estão os tipos, usos e vantagens das barras de aço laminadas

Tipos, utilização e vantagens

As barras de aço são firmes, resistentes e também são produzidas em formatos diferentes, flexibilizando as formas de serem utilizadas. Desta forma, oferece opções para todo tipo de uso, dando mais liberdade criativa para elaboração de projetos personalizados.

Tipos de barra de aço laminado

Barra Redonda: esta barra possui um formato circular e superfície lisa. Tanto seu  comprimento, peso e tamanho podem variar, por ser feita sob medida para cada projeto, e é considerada pelos especialistas a mais versátil, por poder ser utilizada em uma diversidade de projetos.

Barra chata: feita em seção transversal retangular, superfície lisa, sem cantos vivos, podendo ser produzida em diversas dimensões.

Barra quadrada: esta barra quadrada é produzida em aço maciço, podendo ser feita tanto laminada quanto trefilada e inúmeras possibilidades de uso

Barra cantoneira: seu formato lembra duas partes de um triângulo, ou um canto, por isso o seu nome, com dimensões iguais possibilitando um encaixe perfeito, muito utilizada para fortificação de outras peças.

As maiores vantagens

As barras de aço laminadas têm vida útil prolongada em relação a outros materiais, por serem mais resistentes à depreciação natural do tempo, naturalmente resistente à corrosão.

São fáceis de limpar o que demanda uma manutenção mais simples.

Devido a forma como são fabricadas, como já dito acima, proporciona uma gama de variedades, inclusive dando um toque de sofisticação aos ambientes.

Interessante ressaltar que são resistentes contra o fogo, suportando melhor o calor e resistente a impactos, não se deformando com impactos relativamente mais bruscos.

Custo-benefício relevante

Se considerar a qualidade da obra não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo, verá que as barras de aço laminados, na verdade são um investimento que se pode fazer.

É comum ao longo de poucos anos após findada uma obra, alguns problemas surgirem, sejam eles estruturais ou não. Às vezes esses problemas surgem na cobertura, na fachada externa, e etc. O motivo varia, pode ser desde falta de manutenção (nem todos têm a condição ou facilidade para fazê-la) ou pela natureza  do próprio material.

Neste sentido, o aço laminado dispensa manutenções complexas, sendo acessível a todos e devido a sua durabilidade, você pode ficar tranquilo, pois dificilmente irá se deparar tão cedo com problemas relacionados a ele.

Exemplos de utilizações das barras de aço

Estruturas metálicas

A estrutura de uma construção é a parte que dá sustentação aos conjuntos, também podendo ser utilizada como sustentação de cobertura.

Detalhes arquitetônicos

As barras de aço laminados também são usadas para decoração. Devido a seus diversos tipos e  possibilidade de serem feitas sob medida, é possível criar designs incríveis deixando sua obra com um aspecto único e original.

Portões gradeados

Cada vez mais os portões feito em aço tem sido os escolhidos, pois além de fortes e estilosos, os portões gradeados permitem arejamento e mais iluminação natural no ambiente,  você encontra em diversas opções, com grades na horizontal ou vertical,  manual ou eletrônico, com abertura de correr, duas folhas ou basculante.

Móveis de aço

Muitas pessoas combinam o aço  com outros materiais para comporem os móveis, dando um requinte a mais no ambiente. Mas há quem prefira ele todo em aço e garantido todos os benefícios que só o aço laminado oferece.

Componentes de equipamentos

Antes de ser usado em residências o aço já era usado na composição de equipamentos diversos, dos mais simples aos mais complexos.

Corrimãos e fachadas

É comum corrimãos estarem em áreas externas, expostos a chuvas, calor e ventos. Da mesma maneira as fachadas também são expostas aos impactos ambientais de todos os tipos, por isso, o aço laminado garante uma boa aparência e resistência contra as intempéries e corrosão.

Barras de acessibilidade

Na mesma lógica que os corrimãos, as barras de acessibilidades tem vida útil e resistência maiores se feitas a base de aço. Pois, em alguns casos elas ficam em ambientes externos, expostas ao tempo e outras vezes a umidade, como em banheiros.

CONCLUSÃO

Após tudo o que foi exposto ficou claro como as barras de aço têm se tornado fundamentais em projetos que desejam unir economia e alta qualidade.

A partir disso, basta procurar um fornecedor que atenda as competências necessárias para garantir todas as vantagens que o aço tem a oferecer.

Quer economizar na obra? Confira nosso Ebook: Passo a passo para o planejamento de obras com custos reduzidos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.