Gestão de obras: 7 super dicas para economizar dinheiro – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Gestão de obras: 7 super dicas para economizar dinheiro

aprenda a economizar para sua obra com gestão de obras

Todo projeto de construção envolve sonhos e expectativas, tanto por parte do cliente, como dos profissionais envolvidos na obra. Aumentar a lucratividade de um empreendimento também é o desafio e a expectativa de quem está por trás da gestão de obras. Para isso, quanto mais economia você conseguir fazer e seguir o orçamento previsto, maior será a lucratividade.

Uma construção enxuta é aquela que tem menos gastos. Conseguir realizar um projeto de forma econômica é sinônimo de não desperdiçar e ao mesmo tempo manter a qualidade. Apresentamos a você 7 dicas de como economizar dinheiro em um projeto:

1) Planeje sempre

Um projeto preciso é fundamental para todas as obras, e é nesta fase que a construção enxuta começa. Quando o planejamento inicial é bem feito você evita o desperdício de materiais, dinheiro e mão de obra. Prever ações auxilia para que você evite atrasos e problemas futuros, além de garantir um bom preço e qualidade. O planejamento, quando bem feito, pode reduzir o valor da obra em 15%.

2) Utilizar pré-fabricados e estruturas modulares

O uso de estruturas de concreto armado e alvenaria, no Brasil, é muito comum. O sistema de construção tradicional pode ser substituído por vigas pré-fabricadas de aço, alvenaria estrutural, modulares ou estruturas metálicas. O custo dessas estruturas é inferior ao das tradicionais e a construção pode ser 30% mais rápida. Assim, a economia não é apenas com material e tempo, mas também com mão de obra.

3) Quanto vale o tempo dos colaboradores

Algumas atividades podem ser específicas e a sua empresa não ter o costume de realizá-las. Você sabe quando contratar uma outra empresa e quando fazer você mesmo o serviço? Esta questão merece ser muito bem pensada.

Você deve ser capaz de encontrar o valor do seu tempo e dos profissionais que serão necessários para o projeto. Deve ser levado em conta que caso sua empresa execute o serviço a obra pode demorar mais, sendo necessário contratação. Terceirizar o trabalho também pode ser uma boa ideia. Profissionais que atuam diretamente com o serviço podem encontrar melhores soluções para o projeto específico.

4) Tecnologia na gestão de obras

Monitorar dados constantemente é necessário para que você consiga acompanhar de perto tudo que está acontecendo no canteiro de obras.

Através da tecnologia você pode ter acesso a todas as métricas importantes, como o uso de rastreamento de materiais, produtividade, uso de equipamentos e estatísticas individuais de funcionários, acompanhamento de progresso, estoque, desperdício e muito mais. Assim, você consegue observar onde estão os gargalos, corrigindo os erros a obra pode ficar mais eficaz e econômica.

5) Evite atrasos

Conhece o ditado “tempo é dinheiro”? Pois é, ele se encaixa perfeitamente na construção civil. O atraso muitas vezes ocorre devido ao mal planejamento, falta de materiais ou mudanças de última hora. E construção parada é sinônimo de desperdício de dinheiro, pois você gasta com mão de obra que não está produzindo. Então tente manter o prazo de entrega!

6) Invista em sustentabilidade

Evitar o desperdício e investir em atitudes sustentáveis durante uma construção é fundamental para economizar dinheiro. Você deve ficar atento para a economia de água e economia de materiais. Além de utilizar materiais reciclados (agregados) e não esquecer de tratar bem seu entulho. Tudo isto é pensado durante o planejamento do projeto.

7) Indicador de desperdício

A última dica que temos é que você crie um indicador de desperdícios através de cálculos. Você deve definir alguma situação como referência e identificar qual a quantidade foi consumida. A partir daí você divide o resultado anterior pela quantidade prevista, este valor será o resultado percentual do seu desperdício.

Seguindo estas dicas na gestão de obras você conseguirá obter uma construção enxuta, reduzindo os custos e maximizando os lucros. Mas preste atenção, nenhuma economia deve ser feita em detrimento da qualidade, preze por materiais que garantirão um projeto seguro. Você destaca algum outro ponto para economizar dinheiro durante a construção? Deixe seu comentário abaixo.