Saiba como reciclar e reutilizar o concreto – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Saiba como reciclar e reutilizar o concreto

Como reciclar e reutilizar concreto

A construção civil está entre os maiores inimigos do meio ambiente que vem sofrendo seriamente com os problemas relacionados ao aquecimento global. Nas obras, o material mais utilizado é o concreto, produto altamente resistente às adversidades climáticas. Ele é composto por água, areia e pedras.

O desperdício aterroriza as construções civis, que buscam alternativas para reaproveitar alguns materiais. Você sabia que atualmente é possível reciclar e reutilizar o concreto? Neste texto vamos mostrar quais os procedimentos necessários para que se faça essa reciclagem. Não deixe de conferir!

Como reciclar e reutilizar o concreto?

Além de reduzir drasticamente o impacto ambiental, a reciclagem permite que se tenha uma enorme redução dos gastos nas construções civis. Dessa maneira, haverá uma ampliação das possibilidades dos gestores de obras, que poderão, com o retorno financeiro, fazer outros investimentos que agregarão positivamente para o resultado final do empreendimento.

Normalmente, todos os concretos podem ser reciclados, independente se estão em estado sólido ou fresco. Contudo, não é possível reaproveitar materiais pigmentados ou que possuem substâncias contaminantes, uma vez que elas podem comprometer a qualidade e o resultado final da nova massa.

Técnica de quebra inicial

Primeiramente é necessário quebrar o concreto. Você pode utilizar algumas técnicas de demolição, como explosivos apropriados e britadeiras. Eles viram pedaços pequenos, estes que devem estar totalmente livres de outros materiais como – madeira, vidro, lixo e demais outras propriedades tóxicas. O concreto espedaçado deve ser levado aos centros de reciclagem ou, se preferir, pode solicitar que as máquinas portáteis sejam trazidas ao local para a realização do processo.

Processo de trituração

Depois do processo de quebra, ele deve passar novamente por outro método, que consiste em triturar os resíduos em equipamentos apropriados, onde o resultado final é a mistura de uma areia um pouco mais grossa, esta que será implementada na fabricação do novo concreto.

No processo de trituração, a ideia é eliminar todos os resíduos que não são mais necessários, logo a combinação resultará no processo de reciclagem.

Reutilização do concreto

O concreto reciclado deve ser misturado com o novo, água, areia e cimento, logo é possível ter um novo concreto fresco. O produto reciclado é utilizado como uma camada base para os projetos de construções civis e não existem critérios que determinam onde o concreto renovado pode ou não ser utilizado.

Pode-se definir que o concreto reciclado é ainda mais leve e forte do que o normal, visto que são acrescentados novos componentes.

Conclusão

As construtoras e os chefes de construções civis devem adotar a reciclagem de concreto, medida que é extremamente vantajosa financeiramente e ecologicamente. Muitas vezes o desperdício dos materiais nas obras é inevitável, todavia, é possível reduzir os custos através desse processo.

Esse novo desafio da sustentabilidade só será possível se os responsáveis adotarem essa prática. Você gostou da técnica?

No blog da Galvaminas você encontra diversas dicas sobre como economizar na construção civil, escolher os materiais adequados e muito mais! Confira outro artigo sobre os melhores materiais de acabamento.