Treliça metálica: Saiba tudo sobre ela – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Treliça metálica: Saiba tudo sobre ela

As treliças são estruturas metálicas bastante usadas na construção civil. Aliando a estrutura com formato inteligente às vantagens do uso do aço, ela é uma ótima opção para dar sustentação em obras. Por isso, neste post, listamos tudo o que você precisa saber sobre uma treliça metálica. Confira!

O que é uma treliça metálica?

Uma treliça metálica é uma estrutura bi ou tridimensional capaz de absorver o peso, o impacto e o esforço de flexão de construções pré-moldadas. Ela serve como base para garantir a forma da estrutura e evitar rompimentos, principalmente em casos de abalos ou outros eventos causados pela ação natural do tempo.

Ao contrário de uma viga metálica, que concentra todo o peso em sua própria estrutura linear, a treliça metálica pela sua forma de construção, divide a carga. Isso permite que um peso maior seja suportado com mais segurança, além de vãos ainda maiores.

Do que é feita?

A treliça metálica é formada por um fio longitudinal de aço na parte superior e dois fios, também longitudinais, na parte inferior. Dessa forma, eles formam uma estrutura espacial a partir de nós eletrosoldados, formando uma espécie de rede simples ou tridimensional.

As treliças planares, também conhecidas como treliças simples, são formadas por apenas um triângulo. Isso porque todos os seus elementos estão contidos em um mesmo plano. Já as treliças tridimensionais são os arranjos estruturais nos quais todos os elementos são ligados nas extremidades. Geralmente, são quatro articulações e seis membros.

Onde são usadas as treliças metálicas?

Há várias opções de uso para uma treliça metálica. As mais comuns delas são relacionadas ao suporte de estruturas usadas na construção civil, dos mais variados tipos.

Em telhados e mezaninos, elas podem ser utilizadas para fornecer maior suporte à estrutura. Em pontes, além de suportar cargas maiores que a capacidade de vigas e perfis, é possível construir estruturas ainda maiores e mais extensas usando treliças. E em torres de energia e telecomunicações, por exemplo, elas também podem ser empregadas para alcançar maiores alturas e suportar grandes cargas. O principal uso das treliças metálicas, no entanto, é em vigotas e pré-lajes. Por causa das vantagens do aço, essa estrutura metálica confere rapidez, leveza e economia às construções.

Quais as principais vantagens?

Praticidade

Absorvendo esforços de peso, flexão e impactos, a treliça metálica garante perfeita aderência ao concreto. Dessa forma, não pesa muito na estrutura e ainda garante uma eficácia superior comparada ao concreto “sozinho”. Principalmente em lajes, que utilizam os dois sistemas conjuntos, é possível construir de forma rápida, fácil e com um belo efeito visual.

Produtividade

As estruturas metálicas, por serem fabricadas sob medida, dispensam o retrabalho nas peças no canteiro de obras. Além disso, tem fácil manuseio e instalação, o que permite executar grandes obras com muita rapidez.

Essas são as principais informações sobre a treliça metálica. Se você precisa de economia, qualidade e praticidade, ela é uma ótima opção para a sua obra. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.