Brocas perfuradoras: Como escolher a certa - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Brocas perfuradoras: Como escolher a certa

Você conhece ou já ouviu falar do MacGyver? Se a resposta foi não, ele é um personagem de uma série homônima que conseguia criar “engenhocas” usando coisas inusitadas. Ele ficou famoso por desarmar mísseis com tênis, fazer uma máquina de soldagem com lentes de óculos quebrado, selar um vazamento químico com chocolate, etc. Na vida real é bem diferente e escolher as ferramentas certas é fundamental. Isso também vale para as brocas perfuradoras, pois existem modelos específicos para cada tipo de trabalho. Neste post, mostraremos as diferenças entre elas e qual usar em cada situação. Confira!

O primeiro passo para escolher as brocas perfuradoras certas é definir o que você quer fazer. O objetivo comum de todas elas é furar. Mas, furar o que? Madeira, concreto, cerâmica, metal? Para cada tipo de material existe uma finalidade específica. Também deve-se considerar o tamanho do furo, a profundidade e outras características para o resultado final.

Se uma broca para uma finalidade é utilizada em outra, ela pode simplesmente quebrar e causar um acidente, ou até mesmo danificar a furadeira ou a retífica rotativa. A segurança é primordial e fazer o uso das peças certas, nos locais certos, evita problemas para você e suas ferramentas.

Principais tipos de brocas perfuradoras

As brocas perfuradoras combinam diferentes formatos, materiais e acabamentos. Dessa forma, por mais diferente que seja a finalidade, existe um modelo ideal para a sua aplicação. Vamos mostrar os tipos mais comuns e suas principais funções. Confira:

Brocas para metais

Essas possuem as maiores ranhuras entre todos os outros modelos. Isso porque os metais são relativamente maleáveis e muito dúcteis (que se deforma sob tensão de tração). Com isso, transformam-se em um fio longo durante o corte, conhecido como “cavaco”. As ranhuras são necessárias, justamente, para que o cavaco não se embole entre o metal e a broca, aumentando o atrito e piorando a perfuração.

Se isso acontecer e você insistir na perfuração, a broca pode acabar emperrando e quebrando, além de causar outros estragos. Para esses furos o torque (tipo de força) é mais importante que a velocidade, lembre-se disso.

Brocas para madeiras

As brocas perfuradoras para madeira são fabricadas com diferentes características. Elas podem ser de aço baixo carbono ou materiais mais duros. Elas variam também de acordo com o diâmetro pretendido. Existem umas com ranhuras maiores, para permitir que o pó e a serragem sejam ejetados facilmente. O segredo é não ficar muito tempo usando-as no mesmo furo, para a madeira não esquentar e queimar.

Para dar acabamentos profissionais, use a broca espada ou escariador. Ao usar parafusos de cabeça chata, por exemplo, ela deixa o topo da cabeça dele rente à superfície. As brocas espada também são usadas para fazer furos de diâmetros maiores na madeira.

Brocas de vídea (Concreto, cerâmica e pedras)

Os materiais muito duros, que produzem pó, exigem brocas com um desenho especial. As de vídea são feitas de ligas mais rígidas, possuem o corpo mais grosso e a “cabeça” com uma espécie de seta. O diâmetro dessa broca é medido pela ponta e não pelo corpo, que em geral é um pouco mais fino para que o pó escoe.

Serra copo

Sabe aqueles furos em mesas para passar a fiação de um computador? Eles são feitos com essa broca. Ela tem o formato de um copo com as bordas serrilhadas e que vai presa em uma haste para encaixar no mandril. Ela é um tipo especial de broca e não está em nenhuma das categorias citadas acima.

Esses são os principais tipos de brocas de perfuração. Antes de utilizá-las, certifique que está usando a adequada para o trabalho. Você conhece outros modelos? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:52 Stack trace: #0 /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(659): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/defaultwe...', 'saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 52