Conheça as características da barra de aço laminado - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça as características da barra de aço laminado

Conheça as propriedades da barra de aço laminada

Existe um material que pode ser utilizado na indústria, na construção civil e em outros segmentos. Estamos falando da barra de aço laminado. Ela é desenvolvida com base em normas técnicas bem específicas, com o objetivo de gerar segurança e qualidade em cada projeto. 

A barra de aço laminado é uma das mais utilizadas no mercado. Ela pode ser utilizada na confecção de ferramentas e máquinas, implementos rodoviários, ferroviários, agrícolas, automobilísticos, entre outros. Através dela também são fabricadas as estruturas metálicas, como, por exemplo, portões, grades e corrimões.

Quer saber mais detalhes sobre a barra de aço laminado? Como você pôde ver, ela é fundamental no segmento do aço e pode ser aplicada na fabricação de diversos itens. Durante o artigo vamos te mostrar outras especificidades. Portanto, preste bastante atenção nas informações que serão divulgadas.

Afinal, o que é laminação?

Em síntese, o processo de laminação diz respeito ao trabalho de transformação de um metal para o formato de barra, placas e lingotes, com base na passagem em dois sentidos. Esse processo é bastante vantajoso. Ele ocorre devido a altíssima produtividade, além do controle dimensional do produto acabado.

Durante o processo, a transformação do material é realizada através da laminação a quente. Depois disso, o material passa por uma nova fase de laminação. Assim ele será transformado em chapas e barra de aço laminado.

Durante o procedimento, o material passa por tensões altas, o que ocasiona a ação de prensagem dos rolos e também o atrito entre eles e o material. Com a força do atrito, o material é puxado para dentro dos cilindros.

A vantagem da laminação é simples: trata-se do processo de transformação mecânica de metais mais usado. O processo também apresenta alta produtividade e maior controle dimensional do produto acabado. Tudo isso auxilia diretamente na transformação da barra de aço laminado. 

Onde a barra de aço laminado é aplicada?

A barra de aço laminado possui excelentes propriedades mecânicas e tem ótimo acabamento. Por isso, elas são aplicadas em diversas áreas, como, por exemplo, construção civil, indústria automobilística e áreas relacionadas à mecânica. 

Mais informações sobre a barra de aço laminado

É importante você saber que a barra de aço laminado normalmente é constituída de 2% de carbono. Além disso, podemos destacar três tipos: a redonda, a quadrada e a retangular.

Gostou das informações que foram repassadas pelo texto?

Caso você trabalhe na área da indústria ou construção civil, é importante conhecer as principais características da barra de aço laminado. A partir daí você saberá como utilizá-la em diferentes aplicações dentro dos dois segmentos. Por isso, leia o artigo com bastante atenção.

Gostou de todo o conteúdo? O blog da Galvaminas oferece diferentes conteúdos para você! Leia também: Barra de aço laminado: melhor opção para quem busca economizar mantendo qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.