Como combater a ferrugem - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como combater a ferrugem

As estruturas metálicas são muito resistentes, mas necessitam de cuidado e manutenção adequada para combater a ferrugem. Essa corrosão do metal é um processo químico em que o material metálico perde elétrons em contato com o oxigênio, a umidade e outros agentes naturais. O Aço inoxidável, composto por ferro, crômio e carbono, é muito resistente à oxidação e é muito utilizado nas edificações.

Existem outras ligas metálicas com boa resistência como o latão, composto por cobre e zinco, e o zamac, constituído por alumínio, cobre, magnésio e zinco. Alguns poucos metais apresentam uma resistência a corrosão muito alta e quase não são afetados, como o ouro, a platina, o cobre, a prata e o cromo.

Proteção para combater a ferrugem

As peças metálicas passam por alguns procedimentos para se tornarem resistentes à ferrugem. Existe dois processos de proteção: a galvanização e o que torna o aço inoxidável.

Aço Galvanizado – A galvanização é um processo no qual o aço recebe uma camada de zinco para impedir a corrosão. A aplicação pode ser feita de duas maneiras diferentes: A primeira é através de um banho de imersão quente, e a segunda é utilizando o processo de eletrogalvanização, onde o zinco é aplicado no aço através da passagem em alta velocidade por uma série de células de galvanização, formando a espessura do revestimento em pequenas quantidades cada vez que a tira passa por uma célula individual.

Aço Inoxidável – A proteção inoxidável é feita através de uma mistura do aço líquido com uma solução composta por, no mínimo, de 10% de cromo. Depois dessa aplicação, o aço passa por um processo chamado decapagem para retirar todas as impurezas do material. Isso é feito através de pressionamento e moldagem da peça.

O aço Galvanizado é muito utilizado na fabricação de cercas e pregos. Também de porcas, parafusos e outras peças da parte estrutural de uma edificação. Pela resistência à ferrugem, ele também é usado na fabricação de eletrodomésticos que possa apanhar água, como máquinas de lavar roupa e louça. Já o aço inoxidável é principalmente utilizado em grandes construções e na fabricação de tubos, canos, ferramentas, lâminas, talheres e outros equipamentos.

[bloco_newsletter]

Como combater a ferrugem

Caso o seu material metálico não passe por nenhum dos dois processos de proteção descritos acima, existem outras medidas que podem ajudar a proteger os objetos contra a ferrugem. A manutenção constante evita o aparecimento da corrosão e oferece vida útil longa para as estruturas metálicas. O primeiro passo para combater a ferrugem é evitar a exposição dos materiais à umidade do ar e manter os objetos sempre limpos. Mas sem utilizar água para realizar a limpeza.

Pintar as peças também evita o aparecimento de ferrugem. Para fazer esse procedimento, é necessário limpar a superfície da estrutura com álcool e deixar secar naturalmente. Em pequenas estruturas metálicas, como armários e outros móveis, coloque saquinhos de cristais de sílica-gel. Eles absorvem a umidade do ar e mantém o local seco. Para manter a eficiência, os sachês devem ser trocados de tempos em tempos.

Se a estrutura já estiver enferrujada, existem alguns métodos para eliminar a corrosão. Se a camada estiver fina, basta esfregar com uma lixa sobre a superfície do objeto. Caso esteja mais espessa, deve-se usar uma escova de arrame para retirar todas as lascas soltas. Após a limpeza da superfície, aplique um líquido neutralizador de ferrugem. Em seguida pinte com tinta à base de esmalte, estanho, zinco ou crómio. Nunca aplique a pintura diretamente na ferrugem.

A ferrugem é um processo natural que afeta as estruturas e materiais metálicos. Escolha sempre o aço preparado para evitar constrangimentos com as corrosões. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.