Como obter um certificado de qualidade para a sua empresa? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Como obter um certificado de qualidade para a sua empresa?

O certificado de qualidade é um grande diferencial competitivo para uma empresa. Ele atesta sua competência técnica e gerencial, oferecendo aos clientes um documento confiável quanto a esses aspectos, que são muito apreciados atualmente.

Embora existam diversos tipos de certificação de qualidade, as principais no Brasil são o ISO 9001 (referente aos sistemas de gestão da qualidade), ISO 14.001 (quanto a qualidade de gestão ambiental) e ISO 16.001 (referente à responsabilidade social). A seguir vamos te mostrar como obter um certificado de qualidade para a sua empresa. Confira!

Para obter um certificado de qualidade deve-se conhecer suas normas

Conforme as certificações que sejam mais interessantes para empresa, de acordo com sua atividade e público consumidor, deve-se buscar conhecer as prescrições da norma relativa ao certificado de qualidade.

As orientações completas para este fim são encontradas no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É fundamental conhecer a fundo o que é estabelecido de modo a orientar os procedimentos para a certificação desejada.

Deve-se realizar um diagnóstico com base na normatização

Após conhecer todas as regras relacionadas à certificação, deve-se averiguar, com base nelas, o que precisa ser reformulado na empresa para estar de acordo com as normas. O diagnóstico irá investigar o atual funcionamento da empresa e sinalizar as transformações necessárias para a sua adequação. Nesse momento, é comum a contratação de consultores especializados para auxiliar no processo.

Deve-se montar uma equipe com profissionais estratégicos para implementação

A fim de implementar as mudanças sinalizadas no diagnóstico, a empresa deverá selecionar profissionais competentes. Esses membros devem ter ciência da cultura organizacional da empresa, conhecer a fundo suas atividades, ter conhecimento em técnicas e métodos de gestão e alinhamento com as questões administrativas.

Além disso, é desejável que eles tenham competências como: capacidade de planejamento e execução, iniciativa, organização, percepção e análise crítica, persistência e habilidade para negociação. Um treinamento nesse momento poderá fazer toda a diferença para o sucesso da implementação, inclusive no sentido de alinhar a equipe do projeto.

Execução da implementação e auditoria

Conforme o que foi deliberado anteriormente, a empresa deverá colocar em prática as adaptações para corresponder às expectativas da certificação. É fundamental acompanhar e avaliar recorrentemente os resultados da implementação a partir da realização de auditorias, de modo a compreender se mudanças no processo serão necessárias.

Contratação de uma certificadora

Quando a empresa concluir que está a altura do certificado de qualidade desejado, deverá contratar uma certificadora autorizada. Essa certificadora fará uma auditoria, de modo a avaliar se a empresa cumpre com o que é estabelecido nas normas. Se tudo estiver certo, obtém-se a certificação.

Mais do que um atestado de qualidade para os clientes, o processo de implementação de mudanças para a obtenção de um certificado de qualidade traz inúmeros benefícios para empresa. Isso fará com que seus processos sejam executados com mais segurança e qualidade.

Esse fator, por si só, fará diferença nos resultados finais de seus produtos e serviços. Mais do que isso, poderá repercutir em uma gestão mais eficiente, gerando economia e aumentando o potencial de lucratividade do negócio.

Se você está buscando por um certificado de qualidade para a sua empresa, conte para a gente nos comentários quais as suas motivações e expectativas sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.