Como diz o velho ditado: “Tempo é dinheiro”, e nos dias atuais, na verdade, o tempo tem sido ainda mais valorizado. Dentro desse contexto, o prazo de entrega ganha uma importância significativa para os mais diversos tipos de negócio. Todo cliente deseja, no mínimo, receber um produto no prazo prometido.
Veja a seguir alguns pontos que confirmam a importância do prazo de entrega e, é claro, algumas dicas para te ajudar a ter melhores prazos.
O prazo de entrega é um ponto importante na satisfação do consumidor
Não importa o quanto um produto ou serviço seja bom. Não cumprir o prazo de entrega vai refletir de forma negativa na satisfação do consumidor. Melhor investir em fazer melhores prazos do que ter que gastar depois para tentar recuperar a reputação da empresa.
Entregar o produto no prazo respeita o planejamento do cliente
O seu cliente tem um planejamento que depende de você. Portanto, o prazo estipulado deve sempre ser respeitado. Se você atrasar, seu cliente terá prejuízo, ficará furioso e, certamente, tentará fazer com que a sua empresa seja responsabilizada por isso.
A velocidade da entrega pode ser mais estimada que o preço
Algumas pessoas pensam que o preço é o ponto mais visado pelos clientes. Eles estão enganados! Não é raro que uma pessoa opte por um produto ou serviço mais caro, se a entrega for mais rápida e confiável.
Entrega antecipada e íntegra é uma forma de fidelizar clientes
Receber um produto atrasado é uma experiência frustrante, por outro lado, receber um produto antes do prazo é uma surpresa agradável. Portanto, vale a pena trabalhar com um prazo maior, garantindo uma margem de segurança para qualquer imprevisto, pois realizar a entrega antes é, sem dúvida, melhor que trabalhar com um prazo inviável e atrasar a entrega. Isso fará com que seus clientes queiram comprar com você novamente.
Agora que você já sabe um pouco sobre a importância do prazo de entrega, confira 7 dicas que vão te ajudar a conseguir bons prazos na prática:
1. Só prometa o que pode cumprir
Nunca minta sobre seu prazo. Frustrar o cliente significa perdê-lo. Como foi mencionado, melhor entregar antes do que atrasar. Seja realista!
2. Tente trabalhar com entrega agendada
Em tempos de correria, a entrega agendada é um diferencial. Dessa forma, aquele cliente que apresenta dificuldade em receber a mercadoria por falta de tempo sempre terá a sua empresa como referência.
3. Tenha mais de uma alternativa de frete
Diferentes lugares e contextos pedem diferentes alternativas de entrega. Tenha isso em mente para fazer com que seus produtos cheguem em tempo nos mais diversos destinos!
4. Considere utilizar os correios quando possível
Quando precisar entregar um produto que possa ser enviado pelo correio, não descarte essa opção. Em alguns casos os Correios são mais ágeis e eficientes do que transportadoras.
5. Tenha uma política de logística reversa
Afinal, você não vai querer que trocas e devoluções desorganizem a sua logística de entrega. Planeje isso antes.
6. Procure ser melhor que a concorrência
Pesquise a concorrência e: entregue antes, entregue melhor e ofereça mais alternativas.
7. Contrate empresas e profissionais que também entregam no prazo
Se os seus fornecedores ou profissionais atrasarem, a entrega para o seu cliente também vai atrasar. É como uma bola de neve. Você é sério? Então contrate gente séria!
Se você ficar atento aos pontos e dicas listados, a sua empresa, com certeza, receberá os benefícios de ter uma política de entrega eficiente. Agora, se o seu negócio for ferro e aço, você já tem uma parceria para cumprir essa missão. Conheça a Galvaminas e aproveite todas as vantagens que nós oferecemos!