No mercado existem diversos modelos de concreto, sendo que cada um tem a sua função. As vantagens desse material são inúmeras, como boa resistência à água, baixo custo e praticidade na preparação do material, que pode ser feito no local da obra.
Devido ao alto número de construções, a exigência por concretos de qualidades está cada vez maior, já que os chefes de obras estão buscando sempre resultados de qualidade e segurança.
Existem vários tipos de concreto, podemos destacar:
Concreto usinado
Esse modelo de concreto possui um exigente controle de qualidade dos materiais que compõe a mistura. Normalmente os materiais serão escolhidos de acordo com a necessidade do cliente. A principal vantagem desse concreto é a segurança que ele proporciona nas obras.
Concreto armado
O concreto armado é muito utilizado nas obras, tendo em seu interior barras de aço para reforçar a segurança. A maioria das construções utiliza esse material, sendo que é necessário contratar um calculista para definir qual a quantidade de concreto e de aço a ser utilizado, fazendo então com que ocorra um equilíbrio.
Concreto convencional
Esse modelo de concreto é o mais utilizado nas obras de construções civis. Eles são lançados através de carrinhos, sendo constituídos apenas de cimento, areia, água e brita.
Concreto celular
Possui maior leveza que o convencional, sendo que a diferença maior entre os dois modelos é o aditivo de espuma. Normalmente esse concreto é mais utilizado em paredes e nivelamento de pisos.
Concreto leve
A massa desse modelo é bem mais leve, gerando então uma redução de custos, uma baixa permeabilidade e menor peso das estruturas.
Concreto pré-fabricado
Eles são produzidos nas indústrias e as peças são conduzidas conforme a orientação dos clientes. Um destaque para esse modelo é a agilidade que ele pode gerar, já que as peças podem ir sendo produzidas de acordo com a necessidade de uso, dando então tempo para que os outros serviços sejam realizados.
Concreto pesado
Esse modelo de concreto inclui materiais mais pesados como hematita, magnetita e barita. São muito utilizados em construções como usinas. Seus componentes podem ajudar contra a radiação.
Concreto alto adensável
Apesar de ter um alto custo, esse modelo não necessita da utilização de vibradores para ser adensado. É um material com alta fluidez e de muita qualidade.
Concreto de alto desempenho
Esse tipo de concreto é mais utilizado em obras que necessitam de uma maior durabilidade e resistência. São mais impermeáveis, tornando as estruturas mais resistentes à ação de gás carbônico, sulfatos e maresia.
Concreto rolado
Esse modelo não possui um acabamento de alta qualidade, sendo muito utilizado então como sub-base para concretos com mais qualidades.
Concreto protendido
Para sua utilização é necessário a instalação de cabos de aço de alta resistência no concreto, um processo chamado ancoramento que visa dar maior qualidade a estrutura das construções.
O concreto é a peça chave nas construções, e agora você já sabe quais são os principais tipos e as suas devidas características, quando for escolher qual o ideal para sua obra busque sempre materiais de qualidade.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.