Conheça os 11 principais tipos de concreto - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça os 11 principais tipos de concreto

No mercado existem diversos modelos de concreto, sendo que cada um tem a sua função. As vantagens desse material são inúmeras, como boa resistência à água, baixo custo e praticidade na preparação do material, que pode ser feito no local da obra.

Devido ao alto número de construções, a exigência por concretos de qualidades está cada vez maior, já que os chefes de obras estão buscando sempre resultados de qualidade e segurança.

Existem vários tipos de concreto, podemos destacar:

Concreto usinado

Esse modelo de concreto possui um exigente controle de qualidade dos materiais que compõe a mistura. Normalmente os materiais serão escolhidos de acordo com a necessidade do cliente. A principal vantagem desse concreto é a segurança que ele proporciona nas obras.

Concreto armado

O concreto armado é muito utilizado nas obras, tendo em seu interior barras de aço para reforçar a segurança. A maioria das construções utiliza esse material, sendo que é necessário contratar um calculista para definir qual a quantidade de concreto e de aço a ser utilizado, fazendo então com que ocorra um equilíbrio.

Concreto convencional

Esse modelo de concreto é o mais utilizado nas obras de construções civis. Eles são lançados através de carrinhos, sendo constituídos apenas de cimento, areia, água e brita.

Concreto celular

Possui maior leveza que o convencional, sendo que a diferença maior entre os dois modelos é o aditivo de espuma. Normalmente esse concreto é mais utilizado em paredes e nivelamento de pisos.

Concreto leve

A massa desse modelo é bem mais leve, gerando então uma redução de custos, uma baixa permeabilidade e menor peso das estruturas.

Concreto pré-fabricado

Eles são produzidos nas indústrias e as peças são conduzidas conforme a orientação dos clientes. Um destaque para esse modelo é a agilidade que ele pode gerar, já que as peças podem ir sendo produzidas de acordo com a necessidade de uso, dando então tempo para que os outros serviços sejam realizados.

Concreto pesado

Esse modelo de concreto inclui materiais mais pesados como hematita, magnetita e barita. São muito utilizados em construções como usinas. Seus componentes podem ajudar contra a radiação.

Concreto alto adensável

Apesar de ter um alto custo, esse modelo não necessita da utilização de vibradores para ser adensado. É um material com alta fluidez e de muita qualidade.

Concreto de alto desempenho

Esse tipo de concreto é mais utilizado em obras que necessitam de uma maior durabilidade e resistência. São mais impermeáveis, tornando as estruturas mais resistentes à ação de gás carbônico, sulfatos e maresia.

Concreto rolado

Esse modelo não possui um acabamento de alta qualidade, sendo muito utilizado então como sub-base para concretos com mais qualidades.

Concreto protendido

Para sua utilização é necessário a instalação de cabos de aço de alta resistência no concreto, um processo chamado ancoramento que visa dar maior qualidade a estrutura das construções.

O concreto é a peça chave nas construções, e agora você já sabe quais são os principais tipos e as suas devidas características, quando for escolher qual o ideal para sua obra busque sempre materiais de qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.