Conheça os componentes de uma porta de enrolar automática! – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça os componentes de uma porta de enrolar automática!

A porta de enrolar automática já é bastante utilizada em comércios e indústrias. Elas geralmente são confeccionadas em aço galvanizado, o que confere leveza e durabilidade à peça.

Com os avanços tecnológicos, essas portas também vem se popularizando para o uso residencial, pois atualmente é possível conferir qualidades estéticas à porta de enrolar automática que a tornam um elemento harmônico com as mais diversas fachadas.

Por proporcionarem praticidade, agilidade, segurança e vários outros benefícios, muitos têm se interessado por essa alternativa. Contudo, é natural querermos saber mais sobre um produto antes de decidir, certo?

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você conheça os componentes da porta de enrolar automática e entenda seu funcionamento e vantagens.

Os benefícios da porta de enrolar automática

Como já mencionamos, uma porta de enrolar automática oferece benefícios em vários níveis para seus usuários. Vamos falar de alguns dos principais deles:

  • Elas são versáteis, apresentando grande variedade em tamanhos, espessuras, cores e estilo de lâmina;
  • Geralmente a porta de enrolar automática é feita sob medida, atendendo com precisão às necessidades do local de instalação;
  • Principalmente quando confeccionada em aço galvanizado e outros componentes de qualidade, ela pode durar até 40 anos;
  • A necessidade de manutenção desse tipo de porta é mínima, conferindo um melhor custo benefício em longo prazo;
  • A porta automática de enrolar é mais resistente a arrombamentos e atos de vandalismo;
  • O fator segurança é multiplamente beneficiado, devido ao acionamento à distância por controle, evitando furtos de carros e situações afins;
  • Pessoas nas mais diversas condições físicas conseguem abrir e fechar uma porta de enrolar automática, devido ao seu mecanismo automatizado;
  • Essas portas podem ser utilizadas com tranquilidade em ambientes internos e externos, pois não ocupam muito espaço.

Esses são alguns dos principais benefícios de uma porta de enrolar automática. Agora, é importante observar que para o perfeito funcionamento e usufruto de suas vantagens, é preciso que os componentes sejam de qualidade.

Quais são os componentes de uma porta de enrolar automática?

As portas de enrolar automáticas contam com elementos fundamentais e opcionais. Quanto mais completa for a porta, mais benefícios seus usuários terão. Com isso em mente, vamos conhecer componentes!

Lâminas

As lâminas ou folhas são um elemento de base para a porta de enrolar automática pois conferem a estrutura da porta. Elas podem ser confeccionadas em variadas dimensões, comprimentos e acabamentos.

Uma das alternativas estéticas são as lâminas transvision, que tem “furinhos”, permitindo a ventilação e visualização do interior. Contudo, elas também podem ser completamente vedadas. Nos dois casos, é possível que as folhas mantenham o aspecto natural do aço ou sejam coloridas nas mais diversas cores, a partir de pintura eletrostática.

Trava lâminas

Embora configure um elemento opcional, o trava lâminas é um componente muito interessante para a porta de enrolar automática, pois confere maior segurança à junção das lâminas e sua respectiva manutenção.

Guias laterais

As guias laterais são uma espécie de trilho, responsável por conduzir a porta em sua abertura e fechamento. É importante que essa peça seja de qualidade para evitar o travamento ou emperramento da porta.

Soleira

A soleira é uma peça muito importante na porta de enrolar automática, pois evita o seu arrombamento. Portanto, deve ser feita em material extremamente resistente.

Motor automatizador

O motor automatizador é o responsável pelo mecanismo eletrônico da porta. Existem diversos tipos de motores, com capacidades que variam, aproximadamente, de 200kg a 1500kg. É importante que o motor seja adequado ao tipo de porta, considerando seu peso, dimensões, aspectos do uso, dentre outras questões relevantes.

Testeira do motor

A testeira do motor tem a função de interligar o eixo da porta de enrolar automática e o motor. Uma peça de qualidade garante que o movimento da porta seja sempre suave e silencioso.

Eixos

Outro componente básico da porta de enrolar automática são os eixos. Diferente dos utilizados nas portas manuais de enrolar, eles não possuem molas e são mais resistentes. É importante que eles sejam perfeitamente adequados à largura do vão, a fim de prolongar sua vida útil e garantir o perfeito funcionamento da porta.

Botoeira

A botoeira é um mecanismo fixo que permite abrir, parar e fechar a porta. Portanto, ela é composta de um botão para cada opção e é um equipamento fundamental, embora o controle remoto também tenha funções semelhantes.

Caixa de botoeira

A caixa de botoeira é um elemento complementar e, portanto, opcional. Ela serve para instalar a botoeira com um melhor acabamento e, também, pode conferir segurança a ela a partir do trancamento da caixa.

Central de controle

Embora seja considerado um elemento opcional, dificilmente alguém compra uma porta de enrolar automática sem querer, também, um controle para abri-la e fechá-la à distância, certo? Pois esse é o componente responsável pela configuração e acionamento do automatizador a partir do controle remoto.

Controle remoto

Também considerado opcional, mas dificilmente dispensável, o controle remoto pode apresentar diferentes tipos de acionamento e funções. Geralmente, eles podem ser acionados em até 100 metros de distância.

Trava antiqueda

Outro elemento opcional, mas de fundamental importância, a trava antiqueda é um componente que faz o que seu nome indica. Portanto, ela evita acidentes devido à queda inesperada da porta.

Borracha da soleira

A borracha da soleira também é um componente opcional, que tem como principal função conferir um melhor acabamento entre a porta e o piso.

Fita PVC autolubrificante

Também opcional e para conferir maior qualidade ao acabamento, esse componente é instalado nas guias, a fim de garantir maior facilidade e manutenção do correr da porta de enrolar automática.

Agora você conhece os principais componentes fundamentais e opcionais de uma porta de enrolar automática. Além disso, pôde conferir e confirmar alguns dos benefícios que essa alternativa oferece.

Algo que dissemos ao longo do artigo, mas que precisa ser reforçado é que, para o perfeito funcionamento da porta e usufruto de suas vantagens, é fundamental que todos os seus materiais, assim como sua produção, sejam de altíssima qualidade.

Isso assegura que o custo benefício realmente seja um resultado final, além da maior qualidade de vida e valorização da edificação proporcionados por essa opção moderna e durável.

Portanto, se você está convencido de que uma porta de enrolar automática é a solução perfeita para você, contrate, também a empresa perfeita para fornecê-la: conheça a proposta da Galvaminas!