O corte e dobra de chapa de aço é um processo muito utilizado pelas empresas e oferece soluções personalizadas para cada projeto. Mas, afinal, como funciona esse processo? Mesmo sendo muito falado, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse assunto. Neste post, mostraremos como tudo é realizado e quais os benefícios são gerados com esse trabalho. Confira!
Corte e dobra de chapa de aço
O processo de corte e dobra de chapa de aço começa com as especificações solicitadas pelo cliente. Ele pode ser feito para atender as mais diversas necessidades. Entre as características para realizar esses serviços, destacam-se:
– Qualidade da chapa de aço utilizada;
– Comprimento e largura da peça que será fabricada;
– Tipo de chapa de aço usada;
– Espessura ideal da chapa de aço;
– Qualidade final necessária no produto a ser fabricado.
É comum que o cliente possua um desenho ou projeto especificando a peça que necessita. Isso, em conjunto com as especificações listadas acima, possibilita um diagnóstico mais preciso do que será utilizado para a produção das peças metálicas.
Dobra de chapa de aço
A dobra de chapa de aço é fundamental para dar forma ao produto final. Com ela é possível transformar a superfície metálica lisa em telhas, calhas, rufos e outros materiais. O processo consiste na deformação ao longo de um eixo, criando uma mudança na geometria da peça. Mesmo com essa alteração, o volume do material permanece o mesmo. A espessura em alguns casos pode sofrer pequenas alterações, porém, a dobra da chapa não alterará as características iniciais do produto.
A dobra de chapa de aço também confere mais resistência e rigidez para as peças de aço. Além disso, garante uma aparência estética diferente, eliminando arestas vivas. Normalmente o processo é feito a frio, mas também pode ser aquecido. A temperatura de trabalho pode variar entre morna e quente.
Corte de chapa de aço
O corte de chapa de aço é feito sob medida de acordo com as especificações da aplicação do material. As chapas são submetidas à ação da pressão realizada por lâmina de corte ou por punção. Durante o trabalho, o esforço de compressão é transformado em esforço cortante, separando as partes da chapa. O processo pode ser feito de várias formas, entretanto, as mais utilizadas são o corte a frio (guilhotina) e o corte térmico (plasma ou laser).
O corte a frio com guilhotina é feito com mais rapidez que os outros, mas é limitado somente a ângulos retos. Já o corte térmico, por plasma ou laser, permite realizar qualquer tipo de corte na chapa de aço. A máquina que executa o corte térmico faz a leitura da imagem previamente e corta o material seguindo fielmente as especificações recomendadas.
Trabalho conjunto
Apesar de serem trabalhos diferentes, o corte e dobra de chapa são feitos de forma conjunta. Isso porque, primeiro os materiais são cortados para depois serem dobrados. Essa combinação garante que os produtos sejam finalizados sem erros ou alterações das características desejadas.
O corte e dobra de chapa de aço permite criar peças de acordo com as especificações dos projetos dos clientes. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.