Entenda a certificação ISO e seus benefícios - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Entenda a certificação ISO e seus benefícios

Obter um certificado de qualidade está entre as metas de uma empresa que deseja um diferencial competitivo. Para além disso, a implantação das normas para se adequar a esses certificados traz vários outros benefícios para o negócio. Nesse contexto, a certificação ISO está dentre as mais conhecidas e respeitadas.

A sigla ISO é uma abreviação para International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). Sua abrangência é internacional e tem como finalidade a padronização e normatização para a qualidade de processos internos.

No Brasil, a certificação ISO está também vinculada à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ela abrange diferentes certificações. A seguir vamos apresentar algumas delas e seus benefícios.

Série ISO 9000

A certificação ISO mais conhecida e cobiçada é a 9001, que é a mais completa da série de certificações ISO 9000. Todos os certificados dessa série são muito conhecidos e valorizados mundialmente por sua contribuição para diferentes aspectos administrativos de um negócio e constante atualização. As principais certificações dessa série são:

ISO 9001: referente à qualidade de todos os processos internos;

ISO 9004: regulamenta e orienta quanto a implementação do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)

Uma certificação ISO dessa série trará a empresa benefícios como aumento da produtividade, redução de custos, garantia de qualidade nos processos, ampliação da visão do fluxo de trabalho, maior segurança nas tomadas de decisão, maior credibilidade no mercado, dentre outras vantagens.

Série ISO 14000

Essa série é responsável por estabelecer diretrizes para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Seus esforços se voltam para as questões relacionadas à sustentabilidade nas empresas. Nessa perspectiva, algumas das certificações que essa série abrange são:

ISO 14001: determina sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA);

ISO 14004: semelhante a 14001, mas voltada para o uso interno da instituição;

ISO 14040: se responsabiliza pela Análise do Ciclo de Vida.

ISO 50001

A certificação ISO 50001 é uma das mais recentes e regula a questão da conservação de energia. Também muito interessante para as empresas e indústrias das mais diversas áreas, sua finalidade é conferir eficiência energética, o que gera relevantes desdobramentos positivos, tais como:

— Otimização do uso dos ativos consumidores de energia;

— Qualificação das práticas de gestão de energia;

— Priorização pelas tecnologias de energia eficiente;

— Alternativas para redução de emissão de gases do efeito estufa.

Como obter uma certificação ISO?

Para obter uma certificação de qualidade de qualquer natureza, a empresa interessada deverá, em primeiro lugar, conhecer a fundo as normas. Para isso, basta acessar o site da ABNT e ter acesso ao documento referente à norma de interesse.

A partir disso, seguirão os esforços para implementar as mudanças necessárias a adaptação do negócio ao que é regulamentado. Quando alcançar essa mudança, a empresa contrata uma certificadora autorizada para realizar uma auditoria e conceder a certificação.

Em seu conjunto, a certificação ISO sempre contribui para qualificar as práticas de gestão da empresa. Dentre seus benefícios globais para o negócio destacam-se a redução de custos, aumento da produtividade e maior satisfação do cliente.

Sua empresa está preparada para os desafios propostos por essa certificação? Deixe um comentário com a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.