Estruturas Metálicas: Benefícios do mezanino - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Estruturas Metálicas: Benefícios do mezanino

O mezanino é uma ótima opção para quem precisa de um espaço extra, mas não tem condições de ampliar a estrutura do imóvel. Quando fabricado a partir de uma estrutura metálica, ele pode ser prático, leve e resistente, sendo ainda mais versátil. Neste post, você vai conhecer os benefícios do mezanino. Confira:

O que é mezanino?

O mezanino é um andar aberto encaixado entre dois andares, embora seja considerado por muitas pessoas como uma pequena pavimentação. Esse espaço é muito usado como solução para diversas edificações, desde que tenham pé direito alto. O resultado é muito positivo porque aproveita a metragem já existente para criar um novo espaço, sem que seja necessário ampliar a estrutura física. A área permitida para ser ocupada pelo mezanino varia entre um terço e metade da área do piso do imóvel, dependendo da legislação vigente em cada cidade.

Vantagens do mezanino

Os principais benefícios do mezanino para a construção são relacionados à simplicidade, à versatilidade e ao custo benefício. Por ser inserido dentro de um espaço já construído, ele não demanda a mesma estrutura de um novo pavimento. Dessa forma, requer menos material e, consequentemente, menos mão de obra. A criação de um novo espaço útil dentro do imóvel, gera a economia de alugar ou construir um espaço maior fora desse ambiente.

Principais usos

O mezanino pode ser usado na indústria, no comércio ou em residências. A construção dessa estrutura em ambientes industriais e comerciais permite a criação de um novo espaço de trabalho, que pode acomodar pessoas ou dar lugar a um estoque, armazenando caixas ou outros materiais. Por isso, é muito comum vê-los em lojas, shopping centers, galpões e escritórios.

Já o mezanino no uso residencial pode ser instalado no interior ou no exterior do imóvel, dependendo da estrutura e do desejo do proprietário. Ele pode abrigar uma sala de estar, um escritório, uma biblioteca ou até mesmo um dormitório. Por isso, o mezanino é muito aplicado em estúdios, que são imóveis pequenos e sem paredes para separar os cômodos.

[bloco_newsletter]

Projeto estrutural

O projeto estrutural para mezaninos deve conter itens como:

– Planta e cortes com as indicações dos elementos e perfis que constituem a estrutura;

– Locação do material necessário;

– Detalhes dos elementos de acesso ao espaço, como a escada (que pode ser em lances retos ou em caracol, com corrimão) e o guarda-corpo (indispensável para a segurança e a proteção, já que os mezaninos são suspensos); 

– Memória de cálculo.

Estruturas metálicas

O uso de estruturas metálicas representa a solução mais eficiente para a construção de mezaninos. Isso porque, por ser mais preciso, o metal proporciona rapidez e simplicidade na mão de obra. As peças metálicas chegam prontas e com as dimensões corretas ao local da obra, e isso facilita não só a logística como também a economia, a redução do desperdício e limpeza do canteiro.

Além disso, o aço apresenta ótima durabilidade e pode ser reaproveitado caso haja uma necessidade de mudança estrutural no imóvel. A leveza do material também faz toda a diferença. Comparado ao uso do concreto, o mezanino em metal e Painéis Wall – que são compostos de madeira – pesa até cinco vezes menos.

Nesse post, você viu alguns benefícios e características do mezanino. Não se esqueça que usar estruturas metálicas para esse tipo de construção é a opção mais indicada. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.