Galpões: O que você não sabia sobre isolamento de som e calor - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Galpões: O que você não sabia sobre isolamento de som e calor

O isolamento térmico e acústico em galpões industriais é um detalhe que faz toda a diferença na qualidade final da construção. Embora muitas vezes seja cortado da execução de uma obra por ser visto apenas como um custo, ele é um procedimento que traz muitas vantagens para empregadores e empregados. Saiba mais lendo este post:

É um investimento financeiro

Isolar um ambiente do calor é um investimento que pode ter retorno em até seis meses. Isso porque a economia proporcionada é imediata. O consumo de energia representa uma grande parte das despesas de qualquer empresa. Os equipamentos para refrigeração (ventilador e ar-condicionado, por exemplo) são um dos principais motivos desse gasto.

Com o isolamento térmico, a necessidade de usar esses equipamentos de refrigeração diminui na mesma proporção em que a temperatura ambiente também cai, o que possibilita uma economia de energia elétrica e dinheiro.

Contribui para a saúde e a produtividade do empregado

Altos níveis de temperatura interna e reverberação do som em galpões traz prejuízos à saúde do trabalhador. A exposição excessiva ao ruído, dentre outros efeitos, causa fadiga nervosa, alterações mentais, modificações no ritmo cardíaco e respiratório. Já o empregado exposto ao calor pode apresentar fraqueza, depressão, ansiedade e tonturas. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente ruidoso ainda contribui para a falta de concentração e a baixa produtividade.

A redução desses fatores, por sua vez, proporciona condições confortáveis de trabalho. Em um ambiente confortável e que não apresente fatores nocivos ao trabalhador, a produção pode ser maior e com alta qualidade.

[bloco_newsletter]

Pode ser em galpões feito por meio de vários métodos

Minimizar a entrada de calor e ruídos excessivos é um processo que pode ser feito com o uso de vários materiais. Cada um deles tem uma indicação de uso. Conheça os mais utilizados:

  • Manta aluminizada

Há vários modelos de mantas aluminizadas. Em comum todas são revestidas por alumínio, mas o material no interior vai de acordo com a necessidade de cada ambiente. Leve, flexível e impermeável, esse material é de fácil manuseio e aplicação, sendo instalado sob o telhado. Apesar de impedir a entrada do calor no ambiente, a manta o reflete para o telhado, causando um aquecimento das telhas. Além da dilatação, isso pode causar trincas e infiltrações.

  • Pintura

No mercado, há tintas específicas para o isolamento termoacústico de um ambiente. Com base acrílica, esses modelos se valem da nanotecnologia para refletir, geralmente, até 95% dos raios solares; reduzir de 4 a 7 decibéis o nível de ruído e até 5°C de temperatura. Isso é possível graças à sua composição, com microesferas ocas de cerâmica ou vidro e o aspecto emborrachado. A durabilidade é por cerca de cinco anos, o que pede um novo investimento com a aplicação.

  • Espuma de poliuretano

O poliuretano é um material resultante de reação química. A alta densidade e o baixo coeficiente de condutibilidade térmica fazem desse material um isolante termoacústico muito utilizado em aplicações diretas ou em telhas termoacústicas.

  • Poliestireno

Leve, reciclável e funcional, o poliestireno pode ser encontrado e duas formas: expandido ou extrudido (formato alongado). O poliestireno expandido (EPS), também conhecido como Isopor, pode ser usado em placas abaixo de telhas ou como recheio de telhas isotérmicas (também conhecidas como telhas sanduíche). Já o poliestireno extrudido, apesar de também ser usado em forma de placas isolantes, emprega outros gases expansores.

  • Lã de vidro e de rocha

Podendo ser usados em subcoberturas ou também em telhas sanduíche, esses dois produtos são similares, mas têm especificações que direcionam o uso para diferentes finalidades. A lã de vidro é melhor isolante térmico. Já a lã de rocha tem maior resistência à ação do fogo e melhor isolante acústico por ser mais densa.

Você já teve alguma experiência com isolamento termoacústico? Quais benefícios foram observados? Compartilhe conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.