Todo trabalhador que exerce uma função que possa colocar em risco a sua integridade física deve utilizar os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Existem utensílios para proteção de diversas atividades, como luvas, capacetes, máscaras, botas, protetores auriculares, mangotes, cintos de segurança, óculos, entre outros. O uso desses acessórios é muito importante e indispensável para evitar acidentes graves com o colaborador.
Os EPIs são indispensáveis em fábricas, canteiros de obras, indústrias, laboratórios, ambientes ruidosos e outros lugares em que o trabalhador corre algum risco de contaminação. A Norma Regulamentadora NR 6 define que todo material de uso individual que tem finalidade de proteger o trabalhador de qualquer risco ou ameaça à saúde e à segurança é considerado Equipamento de Proteção Individual.
Responsabilidade
As empresas são obrigadas a oferecer os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o desenvolvimento das funções. Os itens devem ser cedidos de forma gratuita e em bom estado de conservação. Ao sinal de qualquer irregularidade como rachaduras, desgaste, dano ou qualquer outra imperfeição, o EPI deve ser substituído por outro em perfeito estado.
Para definir o uso dos Equipamentos, a empresa deve estabelecer e implantar as medidas coletivas, EPC. Um profissional em segurança do trabalho é necessário para instruir todos os trabalhadores sobre o uso correto e quando utilizar os EPIs. Somente após essas medidas, os colaboradores receberam os acessórios. Caso seja necessário, a empresa poderá realizar treinamentos e palestras para conscientizar os empregados sobre a importância do uso da proteção.
Uso correto
Os trabalhadores devem se conscientizar quanto ao uso dos EPIs. Cabe a eles utilizar os equipamentos exclusivamente para o qual são destinados, evitando assim danos e extravio dos mesmos. Todas as determinações, da empresa e de utilização, devem ser cumpridos. A falta do EPI pode ocasionar demissão por justa causa ao trabalhador. Para facilitar e instruir os colaboradores, um profissional em segurança do trabalho pode supervisionar o uso e alertar sobre as consequências devido à utilização incorreta.
[bloco_newsletter]Qualidade dos EPIs
Toda empresa deve se atentar no momento de compra dos Equipamentos de Proteção Individual. Quando ele é submetido e aprovado em inúmeros testes de segurança, possuem um Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele atesta a qualidade daquele produto. Os equipamentos que não possuem essa certificação não são seguros e devem ser desconsiderados.
EPIs danificados ou que sofreram algum dano devido ao trabalho devem ser substituídos pela empresa sem nenhum custo ao trabalhador. Muitas vezes eles se encontram nessa situação, justamente por terem evitado algum acidente no decorrer das tarefas exercidas. Alguns materiais, como luvas e máscaras, são descartáveis e devem ser inutilizados após o seu prazo de duração.
Evitando acidentes
Alguns ambientes de trabalho estão expostos a riscos e o colaborador pode sofrer diversos acidentes. Os EPIs trazem proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, mãos, pés e equipamento antiqueda. Por mais experiente que o trabalhador seja ele sempre está exposto a imprevistos. Os tipos de equipamentos irão variar de acordo com a função exercida. Eles devem ser utilizados durante todo o período em que a pessoa estiver exercendo a sua atividade.
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual é fundamental para garantir a segurança do trabalhador enquanto exerce as suas funções. Adquira os seus com quem presa pela qualidade e oferece as melhores opções do mercado. Entre em contato conosco, deixe a sua mensagem abaixo!