Saiba como limpar as calhas de forma ideal - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Saiba como limpar as calhas de forma ideal

Saiba como limpar as calhas de forma ideal

Você pensa em evitar problemas como infiltrações, excesso de umidade e rachaduras? Saber como limpar as calhas te ajuda a evitar essas e outras dores de cabeça. As calhas, também conhecidas como rufos, ficam posicionadas próximas aos telhados e ajudam a proteger a sua casa da água da chuva, mantendo intactos os elementos como teto, paredes, pintura, entre outros.

O acúmulo de resíduos nas calhas é normal, já que o material é utilizado como proteção. Dessa forma, é importante saber como limpar as calhas e manter a limpeza de forma periódica, eliminando a presença de alguns resíduos sólidos, como, por exemplo, poeiras, galhos, frutos e folhas.

Com isso, este artigo tem o objetivo de te mostrar como você pode limpar as calhas de forma ideal e, consequentemente, manter o ambiente bem conservado. Sendo assim, leia o texto com bastante atenção e siga as dicas que serão apresentadas.

Estimule a limpeza periódica

Em síntese, é importante definir a frequência que a limpeza deve ser realizada. A recomendação é que você considere limpar as calhas a cada três meses. Esse é um espaço de tempo considerado ideal. Assim, você conseguirá evitar problemas de entupimento ou qualquer outra frustração.

Porém, se a sua casa fica localizada próxima de várias árvores, o período de três meses poderá ser menor, já que a presença de folhas e galhos pode aumentar. Para que você possa definir a periodicidade ideal da limpeza, veja qual é a resistência do material. Faça uma análise precisa do fluxo de água nos canos. Caso a água não esteja escoando, provavelmente a calha está suja ou com algum problema de estrutura. Portanto, mantenha a atenção redobrada.

Utilize materiais próprios para o trabalho de limpeza

Limpar as calhas exige muito cuidado. Para isso, é necessário utilizar materiais próprios para o trabalho de limpeza. Certifique-se de conseguir todos os itens destacados: escada, saco de lixo, pá, luvas, mangueira e vassoura. Para a sua segurança, é fundamental que a escada esteja em bom estado de conservação e fique posicionada em um local seguro.

Ao limpar, faça tudo com cuidado, para danificar alguma estrutura da casa, como, por exemplo, telhas, paredes ou a própria calha. Siga o passo a passo: estabilize a escada, suba, calce as luvas e puxe toda a sujeira acumulada com a vassoura. Quando os resíduos mais pesados já tiverem saído, limpe o que sobrou utilizando uma mangueira.

Conte com um profissional qualificado

Caso você não tenha segurança em limpar as calhas, você pode contar com o auxílio de um profissional altamente qualificado e que pode realizar o serviço para você. Existem várias empresas de limpeza e conservação que podem te ajudar a limpar as calhas com precisão. Elas oferecem profissionais aptos e equipamentos sofisticados.

Caso você mesmo queira realizar o serviço, peça a ajuda de um amigo, um vizinho ou alguém que seja próximo e que tenha certa experiência em limpar as calhas. Assim, será alta a probabilidade de você executar um trabalho efetivo e seguro.

A limpeza deve ser realizada com total atenção e sem pressa

Existe uma velha máxima que diz o seguinte: a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, você deve ter muita atenção durante a limpeza e fazer tudo com calma e tranquilidade, sem acelerar todo o processo. Limpe cada detalhe que estiver sujo, respeitando todo o método de limpeza.

Caso você precise descer do telhado e mudar o posicionamento da escada, não pense duas vezes. Tenha paciência e limpe tudo de forma bem minuciosa. Mais importante que o tempo perdido, é deixar todo o ambiente limpo e conservado.

Aprendeu como limpar as calhas da sua casa?

Limpar as calhas da sua casa é um trabalho minucioso e que requer grande atenção. Dessa forma, é fundamental que você siga todas as recomendações destacadas no artigo. Defina a melhor periodicidade em termos de limpeza, utilize os materiais ideais, conte com a ajuda de pessoas capacitadas e lembre-se: nada de pressa na hora da limpeza.

Gostou das dicas que foram apresentadas? Continue acompanhando o nosso blog e fique atento às novas dicas que iremos apresentar. Leia também: Painel de aço: beleza e funcionalidade que valorizam a sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.