Saiba como limpar as calhas de forma ideal – GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Saiba como limpar as calhas de forma ideal

Você pensa em evitar problemas como infiltrações, excesso de umidade e rachaduras? Saber como limpar as calhas te ajuda a evitar essas e outras dores de cabeça. As calhas, também conhecidas como rufos, ficam posicionadas próximas aos telhados e ajudam a proteger a sua casa da água da chuva, mantendo intactos os elementos como teto, paredes, pintura, entre outros.

O acúmulo de resíduos nas calhas é normal, já que o material é utilizado como proteção. Dessa forma, é importante saber como limpar as calhas e manter a limpeza de forma periódica, eliminando a presença de alguns resíduos sólidos, como, por exemplo, poeiras, galhos, frutos e folhas.

Com isso, este artigo tem o objetivo de te mostrar como você pode limpar as calhas de forma ideal e, consequentemente, manter o ambiente bem conservado. Sendo assim, leia o texto com bastante atenção e siga as dicas que serão apresentadas.

Estimule a limpeza periódica

Em síntese, é importante definir a frequência que a limpeza deve ser realizada. A recomendação é que você considere limpar as calhas a cada três meses. Esse é um espaço de tempo considerado ideal. Assim, você conseguirá evitar problemas de entupimento ou qualquer outra frustração.

Porém, se a sua casa fica localizada próxima de várias árvores, o período de três meses poderá ser menor, já que a presença de folhas e galhos pode aumentar. Para que você possa definir a periodicidade ideal da limpeza, veja qual é a resistência do material. Faça uma análise precisa do fluxo de água nos canos. Caso a água não esteja escoando, provavelmente a calha está suja ou com algum problema de estrutura. Portanto, mantenha a atenção redobrada.

Utilize materiais próprios para o trabalho de limpeza

Limpar as calhas exige muito cuidado. Para isso, é necessário utilizar materiais próprios para o trabalho de limpeza. Certifique-se de conseguir todos os itens destacados: escada, saco de lixo, pá, luvas, mangueira e vassoura. Para a sua segurança, é fundamental que a escada esteja em bom estado de conservação e fique posicionada em um local seguro.

Ao limpar, faça tudo com cuidado, para danificar alguma estrutura da casa, como, por exemplo, telhas, paredes ou a própria calha. Siga o passo a passo: estabilize a escada, suba, calce as luvas e puxe toda a sujeira acumulada com a vassoura. Quando os resíduos mais pesados já tiverem saído, limpe o que sobrou utilizando uma mangueira.

Conte com um profissional qualificado

Caso você não tenha segurança em limpar as calhas, você pode contar com o auxílio de um profissional altamente qualificado e que pode realizar o serviço para você. Existem várias empresas de limpeza e conservação que podem te ajudar a limpar as calhas com precisão. Elas oferecem profissionais aptos e equipamentos sofisticados.

Caso você mesmo queira realizar o serviço, peça a ajuda de um amigo, um vizinho ou alguém que seja próximo e que tenha certa experiência em limpar as calhas. Assim, será alta a probabilidade de você executar um trabalho efetivo e seguro.

A limpeza deve ser realizada com total atenção e sem pressa

Existe uma velha máxima que diz o seguinte: a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, você deve ter muita atenção durante a limpeza e fazer tudo com calma e tranquilidade, sem acelerar todo o processo. Limpe cada detalhe que estiver sujo, respeitando todo o método de limpeza.

Caso você precise descer do telhado e mudar o posicionamento da escada, não pense duas vezes. Tenha paciência e limpe tudo de forma bem minuciosa. Mais importante que o tempo perdido, é deixar todo o ambiente limpo e conservado.

Aprendeu como limpar as calhas da sua casa?

Limpar as calhas da sua casa é um trabalho minucioso e que requer grande atenção. Dessa forma, é fundamental que você siga todas as recomendações destacadas no artigo. Defina a melhor periodicidade em termos de limpeza, utilize os materiais ideais, conte com a ajuda de pessoas capacitadas e lembre-se: nada de pressa na hora da limpeza.

Gostou das dicas que foram apresentadas? Continue acompanhando o nosso blog e fique atento às novas dicas que iremos apresentar. Leia também: Painel de aço: beleza e funcionalidade que valorizam a sua obra.