Perfis estruturais: Conheça os principais tipos - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Perfis estruturais: Conheça os principais tipos

Construir edificações com perfis estruturais é tradicional em alguns países, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, esse modelo de obra já existe há algum tempo, mas ainda não é conhecido por muitas pessoas. Pelo costume, alguns profissionais ainda utilizam as estruturas de concreto armado. Neste post, iremos mostrar opções de uso para esse tipo de estrutura metálica e os modelos mais comuns

Perfis Estruturais

Aplicados em diversas áreas da indústria e da construção civil, os perfis estruturais podem ser usados de diferentes maneiras. Eles são empregados em confecções de cantoneiras, revestimentos, estruturas metálicas, entre outros. Podem ser fabricados em diversos formatos, sendo comumente usados os tipos feitos em: U, T, I, H e W.

Cada modelo apresenta a sua particularidade e pode ser utilizado em uma área de aplicação. Por ser um material mais resistente, pode ser usado em estruturas localizadas em ambientes com atmosfera agressiva. Como em orlas marítimas e terrenos com geometria íngreme. É usado também em lugares condições ambientais adversas e outros locais que exigem aços de alta resistência à corrosão.

Principais formatos

As características encontradas em cada perfil estrutural possibilitam a aplicação em diversos meios. Confira cada tipo de modelo e sua finalidade:

Perfil Estrutural em I

Muito utilizado na construção civil, como suporte de estruturas para edificações, o perfil estrutural em I é resistente. Ele possui uma retenção de peso maior do que os outros modelos fabricados. Feito em aço carbono laminado, esse modelo também pode ser empregado nas indústrias mecânica, automobilística e agrícola. Além de maquinários pesados e diversos outros locais.

[bloco_newsletter]

Perfil Estrutural em U

Esse tipo de perfil pode variar de acordo com a aplicação desejada. O perfil estrutural em U é fabricado em três diferentes modelos: simples, enrijecido e laminado. Por sua versatilidade, é muito utilizado na fabricação de portões e grades. Também em esquadrias, corrimão de escada, vigamentos, chassi de veículos pesados, estruturas de sustentação, implementos agrícolas, entres outros.

Perfil Estrutural em W

Feito com abas paralelas, o perfil estrutural em W pode propiciar ligações, encaixes e acabamentos estruturais diferenciados. É mais leve que os outros modelos. Por isso o seu uso é empregado em diversas áreas como na fabricação de pontes. Também em equipamentos ferroviários, estruturas metálicas, fundações, estanqueamentos, etc.

Perfil Estrutural em T

Muito utilizado em acabamentos, o perfil estrutural em T se encaixa bem em esquadrias e estruturas metálicas. Esses modelos também podem ser utilizados como viga para lajes e chassis de reboque. Também para alambrados, serrarias em geral, estruturas de painéis e outras aplicações.

Perfil Estrutural em H

O perfil estrutural em H é muito resistente, sendo utilizado para suportar cargas pesadas e grande quantidade de materiais. Por ser mais forte, é comumente usado na construção civil e na indústria mecânica como parte de estruturas metálicas. Também para escoramento de outros materiais, suporte, edificações de andares múltiplos e ginásios. Shoppings, hospitais, hotéis, viadutos, passarelas, plataformas marítimas, indústria naval, entre outros.

Qualidade

Independente do modelo escolhido, todos devem seguir rígidos padrões de qualidade em sua fabricação. Tudo é padronizado por normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade. Todos eles são feitos com medidas precisas, atendendo as exigências necessárias para as construções feitas em aço.

Os perfis estruturais são utilizados como base para diversos tipos de construções presentes em nossa vida. Eles são mais duradouros e econômicos, além de serem mais fáceis de manusear. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu recado abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.