Telha de fibrocimento: conheça as desvantagens deste produto - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Telha de fibrocimento: conheça as desvantagens deste produto

A telha de fibrocimento é um material popular principalmente por ser uma solução econômica, associado a algumas características como a facilidade de instalação, durabilidade, impermeabilidade, dentre outros. Por outro lado, a falta de informação sobre esse material também é um motivo significativo para que seja tão popular.

É importante que as pessoas saibam que, apesar da promessa de economia e qualidade, o menor gasto pode até ser uma realidade proporcionada por esse material, mas a qualidade é pouco provável.

Se você chegou até aqui, provavelmente deve ter se questionado sobre isso e podemos te ajudar a ficar mais informado sobre o assunto para fazer uma escolha consciente. Veja a seguir algumas desvantagens da telha de fibrocimento que poderão te ajudar a repensar se o investimento nesse material realmente vale a pena.

A telha de fibrocimento poderá causar o aquecimento do interior da construção

O desempenho térmico da telha deve ser um dos primeiros critérios na hora de escolher o seu material. Como uma opção barata, geralmente, a telha de fibrocimento é utilizada como cobertura da laje, para evitar a fase de impermeabilização, por essa fase ser de difícil execução e, também, apresentar um custo mais elevado.

No entanto, para cobrir a laje com a telha de fibrocimento sem causar o excessivo aquecimento do interior do imóvel, é necessário respeitar um espaço entre a laje e a telha, que permita uma circulação adequada do ar e exige a construção de uma estrutura bem elaborada. Essa estrutura ainda deverá considerar a proteção do espaço interno entre a laje e a telha para evitar problemas como o alojamento de sujeira e de animais, que poderão causar doenças, além de danificar a cobertura.

O que acontece nesse caso é que, para ser corretamente instalada, o gasto acaba se elevando, por tornar necessário uma mão de obra mais qualificada para o projeto, a instalação e a construção da estrutura. Nesse sentido, se o principal benefício desse tipo de telha é o valor, ele acaba por ser anulado.

A telha que apresenta amianto em sua composição poderá causar graves danos à saúde

Esse tema é motivo de polêmica sobre as telhas de fibrocimento. Embora a indústria que produz as telhas que contém amianto em sua composição defenda que ele não causa prejuízos à saúde, pesquisas científicas rebatem essa argumentação. A questão é que não vale a pena testar a veracidade ou não dessa informação, colocando-se em risco de desenvolver as doenças associadas a esse componente que, dentre outras, inclui o câncer e poderá levar anos para manifestar os primeiros sintomas.

O uso de telhas de fibrocimento desvaloriza a estética da construção

No caso de construções com telhas expostas, essa escolha é ainda menos interessante. Esse tipo de telha apresenta uma estética muito simplória e para que seja trabalhada de modo a valorizar a arquitetura do imóvel, acabaria aumentando muito os gastos, o que corresponderia ou superaria o uso de um material mais seguro e mais estético. Naturalmente, isso também ajuda na desvalorização do imóvel no mercado. Somado a isso, o fato dessas telhas estarem associadas à construção mais simples e populares também contribui para desvalorização.

O que mais pesa nas desvantagens apresentadas da telha de fibrocimento é que, se o principal motivo para escolha desse material é a redução dos custos com a construção, por outro lado, para que ele seja devidamente utilizado os custos se elevam, de modo que se poderia construir com um material de mais qualidade pelo mesmo valor ou por menos.

Outra coisa relevante é o fato de hoje em dia existirem materiais que se beneficiaram do desenvolvimento tecnológico e se tornaram mais acessíveis, ao mesmo tempo, em que aumentaram a qualidade do seu desempenho e facilidade na construção. É o caso, por exemplo, das telhas de aço com isolamento térmico e acústico (conhecida como telha sanduíche), que são fáceis de instalar e, dependendo do fornecedor, incluem até auxílio ou orientação para o uso correto do material.

Conheça mais sobre o processo de instalação da telha sanduíche e outras características em nosso texto: Telhas sanduíche: como instalar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.