Telha Galvalume e galvanizada: entenda as principais diferenças! - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Telha Galvalume e galvanizada: entenda as principais diferenças!

Diferenças das telhas galvanizadas e galvalumes

A telha Galvalume e a galvanizada se popularizaram na construção civil devido aos seus diversos benefícios, que variam desde a fácil aplicação, durabilidade, resistência e economia gerada na obra.

Afinal, principalmente em uma área tão onerosa, é comum desejar economizar e ainda assim obter um material de  qualidade, que atenda às necessidades do projeto e garanta um bom resultado final, isto é, que não demande reformas periódicas e manutenção constante.

Apesar dos benefícios do aço galvanizado e Galvalume se destacarem de outros tipos de aço, eles são diferentes e, por conseguinte, as telhas feitas em cada um desses materiais oferecem benefícios distintos.

Entenda a diferença entre a telha Galvalume e galvanizada e qual a melhor alternativa para cada situação!

Confira qual a diferença entre a telha galvanizada e a telha Galvalume!

As telhas galvanizadas e Galvalume são versáteis, leves, duráveis, resistentes, econômicas e recicláveis, esses pontos elas possuem em comum. Então, você pode estar pensando que tanto faz uma ou outra. Na verdade, há certos detalhes que fazem uma diferença enorme na hora de escolher um produto ou outro.

A diferença principal entre a telha galvanizada e a Galvalume está na composição de cada uma delas, influenciando no nível de qualidade e na adequação às necessidades do projeto.

Em síntese, a telha galvanizada possui um revestimento em zinco que a torna resistente à corrosão e oxidação, elevando sua vida útil. Já a telha Galvalume é revestida com ligas de zinco, alumínio e silício, o que a torna mais resistente e com uma   vida útil muito superior às telhas galvanizadas.

Se por um lado a telha Galvalume oferece benefícios para qualquer contexto, ela é expressamente indicada para coberturas em locais com clima instável, com eventos como chuvas ácidas, maresia e ventania, por exemplo.

Saiba mais sobre o aço Galvalume  

Ficou interessado em saber mais detalhes sobre o aço Galvalume? Afinal, porque a sua composição e processo de revestimento o torna superior?

O revestimento do aço Galvalume é composto de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício. É devido a esta composição robusta que ele se adequa a climas instáveis e intempéries ambientais, o que para alguns tipos de metal ou outros materiais seria o suficiente para danificação recorrente da cobertura.

Assim como outros tipos de aço, o Galvalume pode ser reciclado diversas vezes, auxiliando na preservação do meio ambiente e sendo uma escolha alinhada com construções sustentáveis. 

A telha Galvalume pode ser encontrada com chapa simples, semi sanduíche e termoacústica. Quando combinada com um preenchimento isolante de qualidade seus benefícios são ainda maiores. Vamos falar com mais detalhes sobre as suas vantagens.

Benefícios da telha Galvalume.

O avanço da tecnologia na combinação de ligas metálicas e acabamentos do aço resultou em materiais que não só proporcionam uma cobertura resistente, mas oferecem maior conforto à edificação. A telha Galvalume se destaca nesse sentido, oferecendo vantagens como:

  • Resistência e durabilidade

Devido à sua composição em zinco, alumínio e silício, a telha Galvalume tem uma resistência à corrosão superior, assim como é mais durável, podendo ter uma vida útil de até 50 anos.

  • Livre de goteiras ou infiltrações

Como não quebram nem se desgastam com eventos ambientais, essas telhas não são suscetíveis a goteiras e vazamentos, evitando danos à estrutura externa e interna do imóvel. Sobre isso, é importante observar que a instalação adequada e com um acabamento de qualidade é fundamental.

  • Conforto sonoro

Diferente de algumas telhas metálicas, a telha Galvalume absorve melhor o som, estimando-se que ela neutraliza até 85% do ruído proveniente do impacto com a sua superfície. O isolamento acústico é potencializado nas suas versões sanduíche e semi-sanduíche.

  • Conforto térmico

Por refletir grande parte da luz solar sobre sua superfície, esta telha não absorve muito calor, garantindo uma temperatura agradável no ambiente e reduzindo o custo com o uso de climatizadores, ar condicionado e afins.

Novamente, esse benefício é potencializado em suas versões termoacústicas, pois as qualidades do Galvalume são somadas às propriedades do isolante. 

  • Formatos e inclinações

A maleabilidade do aço Galvalume confere às telhas desse material amplo nível de adaptação aos diferentes projetos. Elas podem ser produzidas em formato trapezoidal e ondulado, além de possibilitar níveis diferenciados de inclinação .

  •  Personalização

A telha Galvalume é feita sob medida e pode ser utilizada em sua cor natural ou em cores diversas a partir da pintura adequada. Dessa maneira, ela atende a aspectos de personalização do projeto, principalmente se for fabricada por uma especialista competente.

  • Agilidade na instalação

Feitas sob medida, as telhas Galvalume só precisam ser montadas no local e seladas com os respectivos acabamentos. Como o material é leve, a instalação é rápida e exige pouca mão de obra.

  • Custo benefício

O uso desse tipo de telha gera economia tanto durante a obra como no uso da edificação após a construção. Estima-se que com o uso da telha galvalume em uma obra resulte em uma economia de até 60%.

Quais cuidados as telhas galvalume requerem?

Apesar das qualidades da telha Galvalume, obviamente, alguns cuidados são necessários para que todos os seus benefícios sejam assegurados. Manter a cobertura limpa, evitar acúmulo de água parada ou folhas, evitar contato com materiais compostos de cobre ou chumbo e não utilizar em ambientes alcalinos são algumas orientações para preservação e perfeito funcionamento da cobertura nesse material.

Conclusão

Conforme foi dito anteriormente, a diferença entre a telha galvalume e a galvanizada está basicamente na sua composição do aço, o que torna a galvalume atraente.

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a telha Galvalume deve ser produzida conforme as normas da ABNT (o revestimento sem pintura deve ser, no mínimo, de 150 gramas por metro quadrado). Para garantir sua qualidade sempre verifique a especialidade do fabricante e a idoneidade da empresa.

Gostou do nosso artigo? Você pode se preparar ainda melhor para uma cobertura metálica perfeita em sua obra se informando sobre três itens essenciais de acabamento. Leia o nosso artigo: O que você precisa saber sobre a instalação de calhas, rufos e cumeeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.