Abrasivos: o que são? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Abrasivos: o que são?

Grãos, lixas e ligas de abrasivos são muito utilizados em diversas ocasiões. Neste post, você irá saber o que são esses materiais, do que são feitos e o que deve ser observado antes e durante a compra. Confira!

O que são abrasivos?

Abrasivos são materiais capazes de desgastar, polir ou lixar outros materiais sob a ação do atrito entre eles. Por isso, são fabricados com componentes muito duros. Os mais conhecidos são as lixas, mas também podem ser comprados em grãos e até como ligas, além de poderem ser utilizados com equipamentos mais profissionais, como esmeris e polidores.

Do que é feito um abrasivo?

Depende do contexto onde ele será utilizado. Uma solução caseira para esfoliar a pele, por exemplo, que leva açúcar e hidratante, pode ser considerada abrasiva. Do ponto de vista industrial, um abrasivo pode ter origem natural, sendo extraído de minas; ou sintético, quando são fabricados. Geralmente ele é feito a partir do alumínio e suas variações. Confira alguns exemplos:

Óxido de alumínio

Os abrasivos feitos de óxido de alumínio podem ser brancos ou marrons. Isso porque cada cor representa um tipo do material. O branco, por exemplo, é indicado para operações de acabamento e que exigem precisão. Já o marrom é muito utilizado em aços de baixo carbono.

Grão zirconado

Os abrasivos feitos a partir do grão óxido de alumínio zirconado apresentam resistência mais elevada e são indicados para desgaste pesado de peças, como os materiais ferrosos. As variações são os grãos NZ, ZF e ZS.

Onde podem ser utilizados?

Os abrasivos industriais são utilizados em diversos ramos, como indústrias automobilísticas, usinas e siderúrgicas. Na fabricação de peças metálicas, por exemplo, os abrasivos são muito usados em operações de corte, desgaste e retificação de peças em aço que se transformam em facas, alavancas, talhadeiras, pás e outros materiais.

Outros produtos, no entanto, também precisam de ter contato com abrasivos para serem comercializados. Alguns exemplos são a madeira, itens em PVC, vidros e até o couro.

[ebook_madeira_com_form]

Como comprar um abrasivo?

Ao comprar um abrasivo, você deve considerar três fatores principais. São eles:

Dureza

É a resistência do abrasivo à superfície a ser modificada. Um mineral mole, como o talco, é riscado por todos os outros. Um dos mais duros, como o diamante, nunca é riscado por nenhum outro. Os abrasivos são classificados em uma escala chamada Mohs, é ela que você deve considerar ao escolher qual opção comprar tendo em mente o material a ser modificado.

Tenacidade

Essa é a capacidade que os abrasivos possuem de absorver energia dos impactos do processo de abrasão, sem perder o poder de corte. Quanto maior a tenacidade, maior o desempenho em pressões elevadas.

Friabilidade

Essa é a capacidade que o abrasivo tem para desempenhar a sua função sem criar arestas de corte. Quanto maior a friabilidade, mais indicado o abrasivo é para operações onde a integridade física da peça é requerida.

Essas são as principais informações sobre os abrasivos. Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.