Conheça os principais modelos de chave de fenda - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça os principais modelos de chave de fenda

A chave de fenda é uma das ferramentas mais usadas em construções e reformas. No entanto, há diferentes modelos e cada um deles têm uma serventia. Você conhece os principais deles? Neste post, listamos alguns modelos de chave de fenda. Confira!

Chave de fenda

Também conhecida como chave de parafusos, a chave de fenda é uma ferramenta metálica para ter a ponta introduzida na fenda de um parafuso para girá-lo com a intenção de apertar ou afrouxar a peça. O cabo tem material variado, podendo ser composto por plástico ou acrílico, por exemplo.

Principais modelos

Fenda simples

O modelo convencional é também o mais usado. A ponta da chave de fenda simples é estreita e achatada. É muito utilizada em reformas e consertos domésticos, já que aperta ao máximo mesas, cadeiras, cabeceiras e outras partes.

[ebook_madeira_com_form]

Phillips

A chave Phillips também é chamada de estrela. Isso porque a ponta, ao contrário da fenda simples, possui uma fenda cruzada, formando uma espécie de cruz grega. Ela é indicada para apertar ou afrouxar parafusos que não podem exercer muita pressão e força sobre as superfícies, como as de acrílico ou PVC.

Pozidriv

A chave Pozidriv é semelhante à Phillips. A grande diferença, no entanto, é uma ranhura em “X” desenhada de forma transversal à fenda cruzada. Isso confere maior torque e menor escape da chave de fenda. O nome deriva de uma abreviatura para “positive drive”.

Allen

Também chamada de chave Zeta, essa ferramenta costuma ter forma de “L”, além de uma ponta hexagonal em cada extremidade. A chave de fenda Allen não possui punho e o corpo é composto por um tubo maciço hexagonal.

Robertson

Ao contrário da Allen, que tem formato hexagonal, a chave de fenda Robertson tem a ponta quadrada. Essa diferença confere torque sem escapes e uma pega mais forte. Muito usada na indústria automobilística, devido ao uso rápido, é uma das mais utilizadas no Canadá, onde foi inventada.

Torx

A chave de fenda Torx é também conhecida como chave interna hexalobular. A característica principal dessa ferramenta é a ponta, que forma uma estrela de 6 pontas. Por causa desse design, ela tem uma resistência maior à pressão de encaixe que outros modelos, como a Phillips. Isso porque o formato garante que ela entre perfeitamente na caneca do parafuso.

Tri-Wing

Também conhecida como chave “Y”, a chave de fenda Tri-Wing tem uma ponta com formato semelhante ao de uma hélice. Ela é muito firme e precisa, sendo amplamente utilizada em equipamentos eletrônicos como consoles de video-games e telefones. Essa ferramenta é muito difícil de ser encontrada à venda no mercado.

Spanner

Esse tipo é o mais diferente de todos os modelos de chave de fenda. Na ponta, a chave Spanner possui dois furos opostos e redondos, semelhantes a uma tomada. É muito utilizada na indústria de elevadores, sendo projetada para impedir manipulações e alterações.

Esses são os principais modelos de chave de fenda. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Então comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.