Conheça 8 tipos de estruturas metálicas - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça 8 tipos de estruturas metálicas

As estruturas metálicas são cada vez mais empregadas na construção civil por causa das suas vantagens em comparação a outros materiais como o concreto e a madeira. Cada obra, no entanto, exige um modelo diferente, que é fabricado e utilizado de acordo com as especificidades. Neste post, você irá conhecer alguns dos principais tipos de estruturas metálicas. Confira!

Tipos de estruturas metálicas

Estruturas de galpões

Rápidos e fáceis de serem erguidos, os galpões metálicos são compostos basicamente por pilares, vigas de sustentação e elementos de travamento. Geralmente usados para fins logísticos, de armazenagem ou de produção industrial.

Quando construídos a partir de estruturas e materiais metálicos, os galpões se tornam mais resistentes e confortáveis, representando um ótimo investimento.

Estruturas de edifícios

Prédios comerciais, residenciais e hospitalares são exemplos de edifícios construídos a partir de estruturas metálicas. Pilares, vigas e peças de contraventamento metálicos garantem uma construção rápida e segura. Os pilares e vigas são perfis estruturais que, unidos por parafusos metálicos, chapas de aço e soldas, compõem esses edifícios.

Estruturas de obras

Mesmo os empreendimentos de grandes dimensões podem ser construídos a partir de estruturas metálicas. Isso porque esses produtos conferem economia, segurança, agilidade e diversas outras vantagens. Pontes, viadutos e passarelas são alguns exemplos. Essas obras podem utilizar perfis estruturais, treliças metálicas ou elementos estaiados.

Estruturas tubulares

Os tubos metálicos também são conhecidos como estruturas metálicas. Eles são utilizados nos mais diversos segmentos, já que além de leve e durável, é resistente à corrosão e à oxidação, tem ótimo custo-benefício e pode ser reciclado. Estruturas tubulares geralmente são empregadas na condução de cabos de telefonia e internet, no escoamento de petróleo e na estruturação de obras.

[ebook_madeira_com_form]

Estruturas reticuladas

As estruturas metálicas reticuladas são perfis treliçados, formando uma espécie de rede tridimensional. Por causa dessa formação estrutural, podem alcançar grandes alturas e suportar grandes cargas. Alguns exemplos são as torres de energia e os suportes de alguns equipamentos.

Estruturas espaciais

Parecidas com as estruturas reticuladas, as espaciais formam a cobertura de grandes espaços a partir das estruturas reticuladas tridimensionais. Devido ao formato de toda a estrutura, há pouca necessidade de apoios, por isso os vãos são maiores que o normal. São utilizadas em rodoviárias, galpões de carga, centros de convenções, etc.

Estruturas tensionadas

Também chamadas de estruturas taiadas, as estruturas metálicas tensionadas são utilizadas para conferir sustentação. Vencendo grandes vãos a partir da tração de cabos de aço, elas têm pilares ou anéis periféricos na parte superior, por onde os cabos pendem e suspendem toda a estrutura. Várias pontes utilizam esse tipo de estrutura metálica.

Estruturas de armazenamento

Silos, tanques e esferas de armazenagem são exemplos de estruturas metálicas de armazenamento. Essas construções possuem geralmente paredes finas, formadas por chapas de aço e com formato cilíndrico. O objetivo é armazenar material a granel, como grãos, líquidos e gases. A utilização do aço garante boas condições de temperatura e ventilação, além de facilitar a descarga.

Esses são alguns dos principais tipos de estruturas metálicas. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.