Aprenda como manter canteiro de obras organizado e eficiente - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Aprenda como manter canteiro de obras organizado e eficiente

canteiro de obras organizado

 Manter o canteiro de obras organizado, é possível ou não?

Para começar, é certo que a organização está relacionada à produtividade das pessoas independente do contexto, seja em casa, na escola ou no trabalho.

E quando se pensa em produtividade, várias coisas vêm juntas no pacote, como rapidez e agilidade na tarefa, desenvolvimento mais fluido o serviço, dentre outros. Quando se trata de obras, não é diferente.

Para obter um canteiro de obras organizado, o responsável geral precisa ter uma visão global de tudo o que será feito e como, quando e com o que, ou seja, é necessário fazer um planejamento inicial para que nenhum aspecto seja negligenciado.

Algumas coisas são óbvias, mas na urgência em entregar o trabalho, alguns pontos passam despercebidos, o que gera mais transtorno do que auxílio.

 

Pontos importantes:

Equipamento de segurança e EPIs: Estas são regras básicas para evitar acidentes de trabalho, ter cuidado com funcionários e com quem talvez necessite transitar no local.

Manutenção das máquinas: isto evita que elas funcionem adequadamente e também evita acidentes no local.

Fazer o descarte correto: Jogar fora os resíduos tóxicos e não tóxicos, químicos e entulhos, separadamente e em locais adequados a cada tipo, sempre evitando o acúmulo e bagunça no local.

Usar sinalizadores:  Além de facilitar a logística, também evita acidentes.

Criar locais específicos para cada coisa: em outras palavras, guardar o que tiver que ser guardado, um local para ferramentas, outro para máquinas, outro para produtos e assim por diante. Materiais estocados devem estar sempre cobertos e em locais de fácil acesso

Trabalho em equipe: É fundamental a colaboração de todos os envolvidos para manter a ordem e limpeza do local.

As dicas não param aqui, saiba que o uso do aço vem sendo de grande valia quando se trata de organização e custo-benefício, por isso e para te auxiliar mais, neste artigo vamos falar alguns pontos importantes para organização de uma obra, nem sempre levado em consideração, mas que fazem toda a diferença no final.

Estruturas metálicas disparando no mercado

A utilização das estruturas metálicas vem ganhando a preferência dos consumidores, não só para indústrias como de praxe, mas também na construção de comércio e residências.

Devido às propriedades naturais do aço, tudo que é feito tendo ele como base resulta em mais resistência e maior durabilidade. É um material mais leve, fácil de manusear e também mais forte, o que traz mais segurança no geral.

Além da liberdade criativa, por ser um material versátil que pode ser feito sob medida, se adaptando a formas diversas e de maneira mais precisa. Exatamente por ser feito na medida certa, evita desperdício, deixando a obra mais limpa

E com tantos benefícios assim, o aço vem sendo usado para compor outras peças e acessórios, desde coberturas a decoração interna.

Cobertura e divisão de ambientes

As telhas metálicas também são utilizadas para delimitar os perímetros da obra e canteiro de obras organizado, conhecidas como tapumes, elas cercam o local da obra, evitando que terceiros entrem sem autorização e podem também delimitar locais mais ou menos seguros protegendo os próprios funcionários.

Para cobrir os ambientes uma dica interessante é a utilização de telhas metálicas galvalumes, por serem mais resistentes, aguentar mais a ação do tempo e com isso ter mais durabilidade. Além de promoverem uma barreira contra barulhos externos e evitarem acúmulo de calor no ambiente, deixando a sensação térmica estável.

 

Cortes a laser e dobra de chapas, o que interfere na obra?

Tanto o corte a laser como a dobra de chapas são realizados na fábrica.

Devido à precisão no qual são feitos, após o material ser confeccionado, seja para qualquer fim, já chega na obra pronto para ser instalado e desta maneira não tumultua o ambiente cooperando para deixar o canteiro de obras organizado.

 

Porta de aço: um ótimo investimento

A porta de aço, principalmente a porta automática, garante maior qualidade e durabilidade devido à composição natural do material.

Hoje em dia há uma infinidade de modelos e tipos de abertura, somadas a segurança por serem mais resistentes e poder ser aberta e fechada a distância.

 

Como escolher o fornecedor certo?

Mesmo com o melhor planejamento, organização no canteiro e execução do serviço, o resultado final pode ser comprometido se o material metálico utilizado não tiver boa procedência ou qualidade de vida.

É de extrema importância que o  Fornecedor ou Fabricante  seja especializado no produto o qual ele vende para atender adequadamente às necessidades de cada cliente e seu projeto, garantindo que todas as qualidades e benefícios do aço.

Se informe sobre o conhecimento técnico, cuidados com a entrega, garantias e responsabilidades e como está sua visibilidade no mercado. Desta maneira você evita transtornos ao longo do desenvolvimento da obra e até mesmo problemas futuros, que depois fica difícil de recorrer.

 

 CONCLUSÃO

Resumindo, com o uso do aço na obra, além de conseguir um canteiro de obras organizado utilizando as telhas metálicas como tapumes, evitando acúmulos de materiais já trazendo a maior parte deles produzidos por completo na fábrica, prontos para serem instalados.

Fazer um serviço “limpo”, traz boa reputação, passa impressão de responsabilidade e seriedade no serviço, o que de fato é uma verdade.

Além do mais “tempo é dinheiro”, já diz o ditado, por isso com uma boa organização, você consegue mais eficiência e celeridade resultando assim em redução de custos e o resultado final com mais qualidade.

Para aprofundar mais sobre o assunto, acesse o link do nosso Ebook: As vantagens do aço na construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.