Cabos de aço: para que servem? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Cabos de aço: para que servem?

Você sabe para que servem os cabos de aço? Em geral, eles dão sustentação para objetos. Também são usados para elevar, suportar e dar estabilidade para cargas e equipamentos diversos. Mas, você sabia que existem modelos diferentes de cabos? Cada um deles é recomendado para usos específicos e empregar um errado pode gerar consequências negativas. Neste post, falaremos mais sobre esse material e a diferença entre eles. Confira!

O que são os cabos de aço?

Cabos de aço são uma espécie de corda feita de vários arames enrolados em forma de hélice. Antigamente era comum o uso de ferro forjado para a fabricação desse produto. Nos dias atuais usa-se o aço, que oferece maior flexibilidade e resistência. Ele é essencial para o funcionamento de guindastes, elevadores, gruas e sistemas de elevação de cargas em geral.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Cada um deles é feito para uma finalidade diferente. São eles:

– Cabos de aço galvanizados;

– Cabos de aço inoxidáveis;

– Cabos de aço polidos;

– Cabos de aço revestidos;

– Cordoalha.

Cabo de aço galvanizado

Produzidos em alta camada de zinco, os cabos de aço galvanizado possuem maior resistência à corrosão. São muito usados em locais sujeitos a atritos durante a operação e também para fins estáticos. Normalmente são utilizados na indústria pesqueira, naval e offshore (que se destina a atender às necessidades de atividades costeiras).

[ebook_madeira_com_form]

Cabo de aço inoxidável

São fabricados e destinados a locais onde exigem alta resistência à corrosão. O seu uso é recomendado em ambientes onde haja exposição à substâncias corrosivas como ácido sulfúrico, ácidos sulfurosos, banhos clorados, soluções alcalinas ou salinas, entre outras.

Cabo de aço polido

Os cabos de aço polido são fabricados com arames de aço convencionais. Eles geralmente são cobertos com uma camada externa de graxa de proteção. São usados em operações sujeitas a atritos como em gruas, pontes rolantes, guindastes e elevadores. Ele não é indicado para ser usado exposto ao meio ambiente, clima e ao tempo.

Cabo de aço revestido

Também conhecido como cabo de aço encapado, ele contém uma camada de proteção plástica em sua parte externa. Esse revestimento é feito geralmente por PVC ou nylon. São normalmente utilizados em estais (cabos que fixam o mastro no sentido longitudinal) de embarcações, escoras, controles industriais e usos marítimos em geral. Também oferece soluções para equipamentos de ginástica, uso doméstico, indústria automobilística, liços para teares, abatedouros industriais, esteiras e correias, transportadoras, etc.

Cordoalha

As cordoalhas não são cabos de aço propriamente ditos. Elas são produzidas de arames de aço mais denso e com menos fios do que os cabos. O formato delas também é diferente. Dessa forma, são mais rígidas e utilizadas geralmente para estais e tirantes. Também podem ser usadas para fins elétricos e na agropecuária, em currais. Elas possuem acabamento galvanizado e são produzidas em três formatos: média resistência, alta resistência e extra alta resistência. Essa última usada para cabo para-raios, cabo terra, cabo mensageiro e usos similares.

Esses são os principais cabos de aço e suas aplicações. Apesar de muito parecidos, cada um possui uma especificação de uso. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.