Fique atento aos cuidados e manutenção de máquinas e equipamentos - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Fique atento aos cuidados e manutenção de máquinas e equipamentos

Os tipos de manutenção que uma fábrica deve realizar em suas máquinas e equipamentos será diferente de acordo com os aparelhos, mas, podemos falar de cuidados e formas de organização para que isso ocorra de maneira adequada e evite acidentes de trabalho e outros prejuízos.

Se existe um aspecto no qual não se deve economizar é na segurança e zelo pelos principais elementos que permitem o funcionamento de uma indústria: a matéria-prima, as máquinas e, obviamente, os trabalhadores.

Vamos indicar alguns fatores nesse sentido que merecem a sua atenção constante:

Tenha um cronograma de manutenção das máquinas e equipamentos

Máquinas e equipamentos funcionando perfeitamente trarão duas coisas ao seu negócio: produtividade e segurança dos trabalhadores. Esses dois aspectos irão refletir tanto na qualidade do seu produto quanto na reputação da sua empresa.

Portanto, tenha um cronograma adequado de manutenção e verificação das máquinas e equipamentos, e siga-o religiosamente. Defeitos e irregularidades identificados deverão ser reportados e resolvidos imediatamente. Afinal, você não vai querer esperar pelo pior.

Instrua e treine os empregados periodicamente para uso e cuidado com as máquinas

Os empregados estão em contato direto e constante com as máquinas, equipamentos e matéria-prima da empresa. Sendo assim, eles devem estar sempre informados sobre os cuidados necessários e instruídos sobre como reportar irregularidades.

Mais do que isso, o incentivo constante e organização do fluxo de comunicação e procedimentos para o uso das máquinas é essencial. Muitos acidentes e prejuízos são resultados dessa falta de organização e comunicação. É preciso investir, também, nesse material administrativo e humano.

Reforce cotidianamente as condutas de segurança entre os funcionários

Não é raro que, principalmente quando acostumados com o ambiente industrial, alguns funcionários relaxem com as condutas de segurança. Isso poderá se tornar um grande problema, inclusive porque a negligência na segurança individual resultará em uma bola de neve em caso de acidente.

Para evitar essa situação, vale a pena investir em um “ritual” de segurança, seja ele diário ou periódico, através de reuniões, eventos, treinamentos e outras medidas para que esse aspecto seja sempre reforçado e aderido pelos empregados.

Acompanhe periodicamente o armazenamento de produtos e matéria-prima

A conservação da matéria-prima é essencial, principalmente, por duas razões: evitar prejuízo e perda de materiais; garantir a segurança dos funcionários. Uma matéria-prima danificada não apenas pode resultar em um produto de má qualidade ou mesmo na inutilização do material, mas também causar acidentes a partir de uma interação imprevista ou irregular com a máquina.

Seus funcionários devem estar informados sobre as propriedades e aspectos dos materiais, capacitados para identificar irregularidades e, também, prezar pela sua conservação.

Conheça e se adeque à NR 12

A NR 12 é uma norma regulamentadora de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, estabelecida pelo ministério do trabalho. Essa norma oferece instruções específicas em seus anexos para diferentes tipos de máquinas e empresas. Você pode acessar NR 12 aqui.

Algumas pessoas veem o investimento constante em supervisão e manutenção de máquinas, assim como de treinamento dos funcionários, como um gasto indesejável. Contudo, investir nesses fatores evita prejuízos e, por favorecer o melhor funcionamento do sistema composto por todos os envolvidos no processo industrial, acabam por ser benéficos.

Portanto, fique atento a esses fatores! Se necessário, tenha pelo menos um responsável por fazer esse trabalho de supervisão e o seu negócio vai agradecer. Quer conhecer mais dicas de segurança e manutenção? Então, leia o nosso artigo: A importância do uso dos EPIs.

One thought on “Fique atento aos cuidados e manutenção de máquinas e equipamentos

  1. alexandre says:

    Prezados,
    O tema de zelo e cuidados aos equipamentos sempre foi importante, em qualquer Empresa, mas em tempos de baixo investimento, baixas receitas e maximização dos lucros, o foco deve ser na mão de obra, em treinamentos, e na conscientização.
    Boa dissertação!
    Alexandre Castro.
    Eng°Eletricista e de Seg.Trabalho
    Solução Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.