Escolha a escada metálica ideal para a sua construção
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Escolha a escada metálica ideal para a sua construção

Ter uma escada metálica não é apenas uma questão de estilo. Com um bom planejamento, é possível escolher os materiais, formatos, dimensões e todos os detalhes para construir a escada ideal para sua obra. Confira algumas dicas neste post:

Tenha um projeto

É fundamental fazer um planejamento completo antes de realizar qualquer ação prática. Isso quer dizer que contratar um profissional capacitado e experiente fará toda a diferença no resultado. Ele irá indicar a solução ideal de dimensionamento dos degraus e espelhos, além das demais métricas de acordo com o espaço disponível para a escada. Um projeto bem feito evitará imprevistos e ainda ajudará a economizar com material.

Conheça os benefícios da escada metálica

As escadas metálicas dificilmente geram entulho na instalação, já que todas as peças podem ser encomendadas e produzidas sob medida. Dessa forma, não há necessidade de fazer cortes e outras adaptações, o que gera economia e diminui o desperdício de tempo e dinheiro. Além disso, por ser mais leve e preciso, o aço permite um tempo de execução da montagem muito mais rápido em relação a outros materiais, como o concreto. Algumas outras vantagens são: resistência, menor preço e baixo impacto ambiental.

Não se esqueça de proteger a sua escada

Escadas instaladas em cidades próximas ao mar correm um risco maior de sofrerem corrosão, assim como aquelas que são constantemente expostas à umidade. Por isso, opte por chapas e outros materiais que sejam feitos de aço galvanizado, galvalume e inox, que são mais resistentes às ações do tempo.

Outra forma de proteger a sua escada é utilizando o corrimão. Item indispensável de segurança, ele pode também ser construído em aço, garantindo formas mais arrojadas e um estilo adaptado ao projeto da escada.

[bloco_newsletter]

Tipos de escada metálica:

Uma escada metálica pode ter diferentes formas. Conheça as mais comuns:

Retas ou convencionais

Esse tipo é o mais comum. Acessível, prático e fácil de ser instalado, geralmente utiliza degraus em chapa xadrez e vigas ou perfis metálicos como estrutura. Dependendo da inclinação, precisa de mais patamares. Pelo formato, porém, necessita de muito espaço horizontal, já que toda a sua extensão segue uma única direção.

Em “L” ou “U”

Caracterizado pela mudança de direção a 90 e 180 graus, o que lembra, respectivamente, as letras “L” e “U”, esse tipo de escada exige um espaço menor que a reta. A mudança pode ser feita de uma vez, com o uso de um patamar, ou gradativamente, com degraus triangulares. Outra vantagem é que o espaço abaixo dos lances pode ser aproveitado.

Em caracol

Esse tipo de escada é construído ao redor de um eixo central. É uma solução muito eficiente para locais com pouco espaço, mas não é recomendada para lugares com idosos e crianças, e nem com grande movimentação de pessoas. Escadas metálicas em caracol são muito comuns devido à flexibilidade do material.

Esses são alguns dos tipos mais comuns de escadas metálicas. Com planejamento e uma boa execução, o resultado vai ser incrível. Qual escada é a ideal para a sua construção? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.