Lajes Steel Deck: Conheça alguns modelos - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Lajes Steel Deck: Conheça alguns modelos

Muitas pessoas, na hora de reformar ou construir, buscam maneiras mais rápidas e baratas. As Lajes Steel Deck, além de serem uma solução eficiente, gera menos entulho na construção. Mas você sabe o que é esse sistema? Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como utilizar esse método construtivo. Confira!

O que é Steel Deck?

O nome pode soar estranho no início, mas o significado é simples: o Steel Deck é um sistema de lajes mistas. Composto por cinco elementos principais (telha de aço galvanizada, concreto estrutural, conectores de cisalhamento, armadura adicional e telha nervurada), esse sistema utiliza o aço na forma trapezoidal. Isso permite que as suas estruturas sirvam de fôrma para o concreto.

Vantagens

O sistema Steel Deck apresenta inúmeras vantagens para a construção. Entre as principais delas, estão:

Rapidez

Esse sistema permite a eliminação total ou parcial das escoras na construção. As escoras servem para sustentar uma parte da obra. Com a sua eliminação é possível realizar várias etapas da construção ao mesmo tempo e em diferentes pavimentos. Isso faz com que o tempo de construção seja menor.

Sustentabilidade

Nas lajes Steel Deck a sobra de materiais e a produção de entulho é menor. Isso porque as telhas que compõem o sistema são medidas e cortadas de acordo com a necessidade da obra, evitando que haja desperdício. Além disso, a “fôrma” usada para a fabricação da telha não é descartada, sendo também utilizada na construção.

Praticidade

Com o Steel Deck fica mais simples fazer a passagem dos dutos das instalações. Além disso, o sistema favorece a instalação de forros, o que promove maior praticidade e economia para a obra.  Outra vantagem é que a montagem desse sistema não depende das condições atmosféricas. Isso permite que ela seja realizada a qualquer momento, sem maiores preocupações.

Resistência ao fogo

Outra vantagem desse sistema é a maior resistência a incêndios. Isso acontece porque com uma camada de concreto adequada é possível garantir o isolamento térmico. A resistência mínima do sistema ao fogo é de 30 minutos. Essa resistência, no entanto, pode ser prolongada por até 120 minutos com a utilização de armaduras positivas adicionais colocadas no interior das nervuras das telhas.

[ebook_telha_com_form]

Modelos de lajes Steel Deck

As lajes Steel Deck podem ser usadas em diferentes modelos de construções, entre obras residenciais, comerciais e industriais. Sua resistência e qualidade são diferenciais para qualquer construção. Além disso, é indicado para obras que tenham muitos andares, mezaninos ou que o espaço de canteiro seja reduzido.

(Na construção civil, o sistema permite maior agilidade e eficiência)

(O uso do sistema Steel Deck reduz o tempo de construção e o preço da obra)

(O Steel Deck também pode ser utilizado na construção de estádios de futebol)

Regulamentação

Como o uso das lajes Steel Deck é recente, o sistema ainda não conta com uma regulamentação específica. No entanto, há alguns textos de referências para a execução do sistema. Entre os principais estão a NBR 6118 (Projeto de Estrutura de Concreto – Procedimento) e a NBR 8800 (Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios).

Além disso, é necessário que a obra seja planejada com antecedência para receber esse sistema de lajes. Só assim é possível fazer uma avaliação correta dos materiais que são utilizados no sistema. Do mesmo modo, o cuidado na hora da execução é fundamental, para que não haja problemas durante e depois da obra.

Essas são algumas dicas para usar modelos de Steel Deck na sua obra. Além de mais baratos, o sistema é eficiente e prático. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.