Telhas sanduíche: Como instalar? - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Telhas sanduíche: Como instalar?

As telhas sanduíche oferecem diversos benefícios para as construções. Além do desempenho termoacústico, são leves, resistentes e podem ser usadas em qualquer ambiente. Porém, você sabe como fazer a sua instalação? Apesar de ser um material fácil de manusear, existem especificidades na hora de sua montagem. Neste post iremos tirar as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

Telha sanduíche

A telha sanduíche é constituída por duas placas metálicas preenchidas com material isolante térmico. Elas são fabricadas sob medida e com excelente acabamento, possibilitando o seu uso sem um forro ou outro tipo de aprimoramento interno. Devido a sua resistência, também pode ser usada como acabamento externo em qualquer tipo de ambiente.

Existem dois modelos de telha sanduíche. O modelo simples com o fundo protegido por um filme de alumínio e o duplo, constituída por duas telhas metálicas. Ambos possuem resistência e a função termoacústica. O tipo de perfilado mais comum é o trapezoidal, mas elas também podem ser fabricadas nas formas onduladas, do tipo canaleta ou chapa frisada.

[ebook_telha_com_form]

Como instalar a telha sanduíche?

A instalação da telha sanduíche é fácil, porém, existem algumas especificidades que devem ser seguidas. Para começar, a telha deve ser posicionada em uma das extremidades do telhado. Depois, é necessário esticar uma linha pela borda da mesma até a outra extremidade. Certifique-se que a distância da linha a té a parede do lado oposto ao que está a telha, seja igual a da extremidade da telha posicionada até a parede.

Depois de alinhar a telha sanduíche, marque a posição dos furos por onde passará os parafusos ou grampos de fixação. Retire a telha e faça a furação nos pontos marcados. Fixe a primeira telha e após encaixe perfeitamente a segunda, acertando-a pela linha. Esse procedimento deve ser feito até o final.

As telhas sanduíche devem ser fixadas sempre pela “bica alta” (parte em sua extremidade voltada para cima onde não corre água da chuva). Os parafusos usados devem ter vedação para evitar eventuais goteiras em caso de contato com a água. Existem modelos e tamanhos de parafusos diferenciados, é preciso muita atenção para o tipo de peça para fixação na estrutura.

Arremates

Para se obter uma boa cobertura, com vedação e durabilidade adequadas, é preciso usar os arremates. Eles preencherão os espaços entre uma telha sanduíche e outra ou entre as demais estruturas. Entre os arremates mais usados estão:

Cumeeira lisa;

– Cumeeira lisa dentada;

– Cumeeira perfil;

– Cumeeira shed dentada;

– Cumeeira shed lisa;

– Rufo de topo dentado;

– Rufo chapéu;

– Pingadeira para calha;

– Rufo lateral superior;

– Rufo lateral inferior;

– Canto externo;

– Canto interno, entre outros.

Outros acessórios também são usados para o arremate. Fita de vedação, ganchos, calços, fechamento de onda e massa Poliuretânica são alguns deles. Cada obra possui as suas características e elas devem ser analisadas para definir os tipos de materiais usados na fixação das telhas sanduíche.

Qualidade das telhas sanduíche

Entre os materiais usados para confeccionar as telhas sanduíche estão o alumínio e o aço galvanizado. Ambos podem receber tratamento anticorrosivo. Existem também as telhas pré-pintadas, que dão acabamento diferenciado e podem combinar com o design do local a qual será empregada.

As telhas sanduíche são fáceis de serem instaladas. Em caso de dúvidas, procure um profissional qualificado para efetuar o trabalho. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.