Tenha um orçamento para construção enxuto! - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Tenha um orçamento para construção enxuto!

Em qualquer contexto, um orçamento para construção precisa contar com três elementos fundamentais: qualidade, praticidade e economia. Esses três pilares são interdependentes, pois consideram fatores de curto, médio e longo prazo. Fazer um orçamento contando apenas com a economia imediata é uma ilusão que pode se revelar problemática com uma velocidade surpreendente.

Em uma obra o orçamento é um momento estratégico, que pode auxiliar não apenas no que se refere aos valores monetários, mas também no próprio planejamento da construção. Por isso, para “enxugar” o orçamento da construção e obter os melhores resultados referentes a custos e operações, é preciso ter uma visão ampla. A seguir, vamos oferecer algumas dicas nesse sentido.

Considere fatores básicos que influenciam no orçamento para construção

Sempre que houver alternativa, o orçamento para construção deve preceder qualquer ação referente à obra. Isso porque ele não diz respeito apenas aos recursos materiais. Existem fatores prévios que poderão influenciar com peso nessa questão, são eles:

— O tamanho da construção, afinal, a quantidade e qualidade dos materiais serão determinados por isso;

— O local da construção, que conforme fatores de acesso, geológicos e climáticos poderá ter custos maiores ou menores;

— O padrão estrutural da construção, que poderá exigir materiais mais ou menos rentáveis conforme o acabamento e estilo escolhidos.

É possível observar que esses elementos são determinados ainda na projeção da obra. Dessa maneira, a economia desejada no orçamento deve ser colocada em pauta para os profissionais responsáveis por idealizar e planejar a construção.

Planeje seu orçamento para construção com visão sistêmica

Em consonância ao item anterior, o orçamento para construção, para ser bem-sucedido e ampliar as chances de economia, deve ser pensado de acordo com os diversos elementos que o envolvem.

Sendo assim, é preciso considerar a competência dos profissionais de base, como engenheiros e arquitetos; outras questões de recursos humanos, tais como contratação mão de obra, deslocamento de pessoal, segurança e direitos trabalhistas; custos administrativos e legais; logística e fornecedores; qualidade em curto, médio e longo prazo.

Particularmente no caso de construtoras, as expectativas de um bom orçamento para construção serão melhor correspondidas se profissionais envolvidos com cada uma dessas áreas fizer parte da sua elaboração.

Alinhe o orçamento com a estratégia comercial da construtora

As construtoras, como qualquer empresa, possuem uma identidade de marca que se vincula a uma estratégia de mercado. Dessa maneira, seu orçamento deve estar de acordo com esse elemento.

Se uma marca tem como diferencial e identidade obras diferenciadas e para um público seleto, os materiais, acabamentos, localização e estilo da construção deverão estar de acordo com isso. O conceito de economia sempre será relativo conforme o valor repassado ao cliente e a margem de lucro da empresa.

Tenha uma política de prevenção ao desperdício

Desperdício é sempre um prejuízo. Entretanto, para evitá-lo, é preciso pensar no que faz com que ele aconteça e estabelecer uma estratégia para que ele não ocorra e, ainda, transformar aqueles fatores que resultariam nele em vantagem.

Algumas maneiras de evitar o desperdício são: questionar a real necessidade de cada material ou serviço, localizando-o nos diferentes momentos da construção; elaborar medidas para o reaproveitamento de materiais; escolher materiais que, por sua natureza, contribuam para a redução do desperdício, a exemplo do aço e pré-montáveis.

Para concluir, é importante ter em mente que os fornecedores serão decisivos para enxugar o orçamento. Negociar com empresas que articulem um bom custo-benefício, ofereçam uma boa assistência e tenham um acervo rico em materiais sempre irá contribuir para uma economia inteligente e efetiva. Esse é o caso da Galvaminas, acesse o nosso site e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.