Vai pintar uma parede? Aprenda os passos para preparar. - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Vai pintar uma parede? Aprenda os passos para preparar.

Embora pintar uma parede pareça uma tarefa simples, para que a pintura fique esteticamente agradável e tenha durabilidade, é preciso seguir alguns passos indispensáveis. Em primeiro lugar, uma das partes mais importantes na hora de pintar uma parede não tem nada a ver com tinta.

Preparar a parede para pintura é fundamental para um bom resultado. Você pode ter a tinta da melhor qualidade para utilizar que, ainda assim, se a preparação da parede não estiver adequada, acabará desperdiçando tempo e material.

Para que isso não aconteça com você, vamos te ajudar com algumas dicas sobre como preparar a parede para pintura.

1. Verificar as condições atuais da parede

O primeiro passo é verificar como está a parede a ser pintada para definir o que será necessário fazer. Se for uma renovação da pintura, naturalmente, o primeiro passo será remover a pintura velha. Pode-se usar, para isso, espátula, lixa e esponja de aço. Toda a tinta antiga deve ser removida.

De modo geral, deve-se analisar toda a extensão da parede, observando se existem irregularidades como: infiltrações, trincas, bolhas, manchas, pregos, buracos, dentre outras. Caso você não consiga resolver ou identificar alguns desses problemas, é indicado que procure um profissional.

2. Corrigir possíveis defeitos da parede

Uma vez que você tenha identificado os problemas na parede é hora de resolvê-los. Portanto, esse procedimento vai depender do estado inicial da sua parede. Se houver trincas e buracos, por exemplo, estes devem ser preenchidos com argamassa.

Se as irregularidades forem mais superficiais, basta utilizar uma lixa de alta gramatura e esponja de aço para eliminar pequenos defeitos. Após preencher brechas também se deve realizar esse procedimento. Se necessário, pode-se renovar o reboco superficialmente.

Infiltrações e outras questões mais complicadas pedem o auxílio de um profissional, pois podem apresentar problemas na estrutura do local que não dizem respeito apenas à parede.

[ebook_madeira_com_form]

 3. Refinar a superfície a ser pintada

Se estiver tudo certo na etapa anterior, o procedimento a ser realizado em seguida é muito parecido. Embora antes você tenha regularizado possíveis defeitos da parede, é necessário, agora, refinar esse acabamento.

Isso também vai depender do estado que está a parede para pintura e do resultado que você quer. De modo geral, o procedimento é nivelar a parede, partindo de uma lixa de gramatura maior, até a finalização com uma lixa de gramatura menor. Quanto mais você lixar e nivelar, mais fino será o acabamento.

4. Aplicar fundo preparador ou selador

Este procedimento é opcional. Após nivelar e refinar a parede você poderá partir direto para a aplicação da tinta. No entanto, a aplicação de um fundo preparador ou selador de paredes irá deixar o acabamento ainda mais sofisticado, poderá proporcionar economia e facilitar a espalhabilidade da tinta.

Caso opte por utilizar, indica-se o preparador para paredes de gesso e o selador para rebocos. A utilização do preparador tem por objetivo proteger a superfície a ser pintada, também proporcionará maior durabilidade da pintura. Em resumo, eles evitam prejuízos e retrabalho ao pintar uma parede. Mas, você nunca deve utilizá-los em paredes recém-rebocadas. Nesse caso, espere por 30 dias.

Pronto! Após esses passos você poderá pintar a parede. Lembre-se de, quando for realizar a pintura, proteger os móveis, azulejos e partes que não deseja que sejam atingidas pela tinta.

Caso você vá pintar uma parede única dentre outras, você poderá utilizar fita crepe e jornal ou plástico para demarcar os lugares a serem protegidos. Essa estratégia também poderá ajudar a deixar a pintura “certinha” nas partes de divisória ou detalhes.

Ainda tem alguma dúvida sobre preparar a parede para pintura? Alguma experiência para compartilhar? Deixe aqui nos comentários e vamos conversar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.