Conhecendo a chapa xadrez - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conhecendo a chapa xadrez

As chapas metálicas são utilizadas em diversos locais e segmentos. Elas estão presentes na estruturação de edificações, acabamentos, telhas, pisos, entre outros. São muito versáteis e fabricadas sobre medida, facilitando sua instalação. Uma de suas variações é a chapa xadrez, muito conhecida por revestir o interior de veículos de grande porte e pisos de indústrias.

Sua alta resistência e fácil adaptação possibilitam uma gama de opções para a sua utilização, além de proporcionar o efeito antiderrapante garantindo maior segurança.

Chapa Xadrez

Constituída de aço carbono, a chapa xadrez é feita através de um processo de laminação a quente. Durante o procedimento, são criados pequenos relevos na superfície do material, dando assim o efeito antiderrapante. Essa característica possibilita o seu uso em vários setores da construção civil, automobilístico, decoração e diversos outros que necessitem de um material funcional e resistente.

Para torná-la ainda mais forte, pode passar pelo processo de galvanização – que é quando o aço recebe uma laminação de zinco e se torna mais resistente à oxidação e outros fatores naturais. Esse procedimento pode ser feito após a fabricação das chapas.

[bloco_newsletter]

Adaptação

Quem já andou de ônibus coletivo com certeza conhece a chapa xadrez. Elas estão dentro dos veículos, revestindo o piso da estrutura. Também possuem diversas aplicações na construção civil e na indústria em geral. Sua função (antiderrapante) é muito eficiente na construção de escadas. Também de rampas, pisos, patamares, bases de máquinas, acabamentos em veículos, passarelas e outros.

Por ser um material leve, resistente e fabricado sob medida, a chapa xadrez também é usada como revestimento interno e externo de veículos de carga. Ela também é usada em edificações, galpões, armazéns, câmaras frias, cases, caixas e outros objetos. Em ambientes modernos e sofisticados, as chapas se tornam objetos de decoração e acabamento, dando um visual diferente aos locais.

Resistência

Assim como as outras chapas de aço galvanizadas, a chapa xadrez apresenta grande resistência e durabilidade. Por esses fatores, pode ser aplicada em construções externas e não sofre depredação por situações como chuva ou sol intenso. As escadas de segurança para saídas de emergências e rampas de acesso, por exemplo, ficam expostas todo o tempo e são extremamente importantes nas edificações, por isso devem ser construídas com o material adequado.

Existem normas estabelecidas para a fabricação das chapas que devem ser seguidas. Elas definem as tolerâncias dimensionais apresentadas nas normas da ABNT. Entretanto, elas podem ser fabricadas de acordo com as necessidades do cliente, atendendo as demandas de tamanho, espessura e quantidade.

Nomes

A chapa xadrez possui diversos nomes de acordo com o segmento em que é aplicada. Na construção civil ou na área industrial, ela pode ser chamada de chapa para piso de aço carbono. Também de chapa de aço para escadas, chapa para piso antiderrapante, chapa xadrez de aço galvanizado, piso metálico antiderrapante, chapa pé de galinha, chapa de piso xadrez, entre outros.

Independentemente da denominação empregada, procure escolher sempre a empresa que melhor atende suas necessidades. Ainda ficou com alguma dúvida sobre a chapa xadrez? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.