Corrimão: confira algumas ideias - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Corrimão: confira algumas ideias

O corrimão é um item de segurança indispensável para ambientes com escadas. A construção pode ser feita a partir de diferentes materiais, essa variedade permite que o produto final combine com o estilo já existente e ainda melhore a aparência. Neste post, separamos algumas ideias de corrimãos para que você possa se inspirar.

Corrimão de aço

Muito versátil e durável, o aço é amplamente usado na fabricação de corrimãos. O material pode ser inoxidável ou galvanizado. As propriedades do aço permitem que ele seja utilizado de diversas maneiras, sempre com qualidade e segurança.

Quando feito do mesmo material do corrimão, o guarda-corpo metálico possibilita linhas clássicas ou modernas, com curvas, ondulações e formas geométricas arrojadas. Se fabricado em vidro passa uma ideia de leveza e modernidade, dispensando detalhes que poderiam pesar em uma decoração já destacada no ambiente.

Corrimão de alumínio

Corrimãos feitos de alumínio possuem a grande vantagem de serem muito leves comparados a outros materiais. Outras características são idênticas as do aço: maleabilidade, resistência aos danos climáticos, durabilidade e facilidade de manutenção. As diferenças para o aço inox são o preço (o alumínio costuma ser mais barato) e a resistência (o aço é muito mais forte e durável).

Corrimão de madeira

Um corrimão feito desse material, geralmente, é caro por ser muito trabalhado. Quanto mais elaborado for o projeto, maior será a dificuldade e o preço. Além disso, será necessária manutenção frequente para não ser atacado por cupins.

Uma das vantagens da madeira em corrimãos e no guarda-corpo é a possibilidade de utilização de um só material na construção de toda a escada. Isso dá um toque tradicional e clássico ao ambiente. A escolha da madeira, no entanto, precisa ser bem pensada porque a cor, a qualidade e a resistência do corrimão dependerá do tipo do material.

[bloco_newsletter]

Corrimão de vidro

O vidro pode ser utilizado em conjunto com qualquer outro material na construção de guarda-corpos. Desde que bem projetado e aplicado. Utilizando um modelo estruturado, com espessura superior a 10mm e sistema especial de fixação, também é possível ser usado sozinho, embora fique com preço final elevado. Com um visual simples e leve, o vidro é uma solução que “conversa” com todos os estilos. Ele pode ser ainda ser curvado e customizado. Como desvantagem, porém, ele tem a necessidade constante de limpeza, já que sujeiras e marcas de dedos são facilmente percebidas.

Especificações

Todas as escadas de uso comum ou coletivo, de acordo com a lei nº 11.228 de 1992, devem ter corrimão. Ele deve ser instalado nos dois lados da construção. Também estar entre 0,75 e 0,85 metros acima do nível de bordo dos pisos e ser fixado somente pela parte inferior. Além disso, o início ou final deve ser curvo e embutido na parede, dentre outras instruções. Para locais com escadas ou rampas em ambientes com menor circulação, no entanto, não há regras específicas.

Dentre as opções citadas, o uso do aço inox é a melhor escolha na fabricação de corrimãos e guarda-corpos. Por ser fabricado sob medida, pode seguir o estilo já empregado no ambiente, ressaltando a aparência conforme o desejo do cliente. Além disso, requer pouca manutenção, o que faz esse material ser economicamente vantajoso a médio e longo prazo. Ele ainda possui aparência arrojada e moderna, por isso vem sendo amplamente utilizado nos mais diversos setores de construção. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.