Medição de obra: conheça as 8 ferramentas mais usadas - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Medição de obra: conheça as 8 ferramentas mais usadas

A medição de obra é fundamental para ver como está o andamento da mesma. Além disso, essa prática também é importante para evitar retrabalhos e gerar economia. A partir da medição, possíveis erros podem ser corrigidos antes que se transformem em grandes problemas. Portanto, a prática da medição de obra é importante tanto para pequenas reformas e obras em casa, quanto para grandes empreendimentos.

Você conhece as principais ferramentas para a medição de obra? Veja os 8 instrumentos mais usados.

1. Esquadro

O esquadro é usado na construção civil para determinar se os ângulos entre parede e piso, ou outras superfícies, estão alinhados. Com esse instrumento você consegue medir se o ângulo entre eles é o correto, ou seja, de 90º.

2. Trena a laser e manual

Existem dois tipos de trena: a laser e a manual. Ambas são utilizadas para medir o tamanho, distância, largura e altura de partes da obra. Elas também vêm com um medidor de nível acoplado, que determina se a trena está sendo usada da forma correta.

A trena manual mais comum tem 100 metros de comprimento. Para a sua utilização, muitas vezes são necessárias duas pessoas.

A trena a laser tem precisão mais confiável e uma pessoa sozinha consegue utilizá-la. Seu alcance varia entre 15 e 80 metros, dependendo do fabricante.

3. Taqueômetro ou estação total

Esse é um medidor topográfico a laser, muito utilizado em grandes construções. Com essa ferramenta é possível fazer a medição de ângulos e distâncias. Ela também faz alguns cálculos automáticos, sendo indispensável para a criação de plantas topográficas.

4. Suta e transferidor

Essas duas ferramentas são utilizadas em conjunto. São indispensáveis para medir, marcar e verificar ângulos. A precisão desses instrumentos é de centímetros e milímetros.

5. Paquímetro

Disponível na versão manual e digital, o paquímetro é utilizado principalmente em trabalhos de hidráulica e mecânica. Ele serve para medir espessuras de canos, pregos e roscas, por exemplo. Também pode ser utilizado para medir profundidade e ressaltos.

6. Escalímetro

O escalímetro é usado para a leitura de plantas. Com ele, você pode conferir se as dimensões da obra estão de forma proporcional de acordo com as planejadas no projeto.

7. Prumo

Existe o prumo de face e o de centro. Ambos são utilizados para conferir se paredes e colunas estão totalmente verticais. Atualmente existe uma com tecnologia mais avançada, o nível laser, que projeta o laser de forma vertical, mas o mais comum ainda é o uso do manual.

8. Medidor de umidade

Por último, mas também fundamental, vem o medidor de umidade. Ferramenta indispensável antes de reformas e para conferir, ao final das obras, se existe algum vazamento ou pontos de umidade. Eles são capazes de fornecer a localização do problema de forma precisa.

A medição de obra é garantia para sua conclusão

Com a medição correta da obra, você tem a garantia de que o serviço feito está adequado e garante a segurança, seja de um grande empreendimento ou de uma reforma em casa. Além disso, a medição garante economia para a sua obra.

Agora você já sabe a importância de uma medição de obra feita de forma correta e quais ferramentas você deve usar. Quer mais dicas para a sua construção? Acompanhe as redes sociais da Galvaminas e saiba tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.