Telhas metálicas: Métodos para manusear - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Telhas metálicas: Métodos para manusear

A qualidade dos produtos não depende apenas dos processos de fabricação. As formas de condução e armazenamento influenciam na sua condição final. Em uma construção é fundamental ter materiais de melhor qualidade, evitando qualquer tipo de problema antes, durante e depois da conclusão das obras. Com as telhas metálicas não é diferente. Neste texto mostraremos as melhores formas de cuidado com esses tipos de produto.

Recebimento da carga

Em todas as fases da utilização de um material é importante manter as precauções. A falta de cuidado em uma fase ocasiona problemas em uma próxima etapa. O recebimento das telhas metálicas possui métodos que garantem a qualidade do produto. Em casos de descarregamento manual é necessário, sempre, o uso de luvas. A equipe deve ser formada de modo igualitário, garantindo o mesmo número de pessoas na parte de cima e na de baixo do caminhão. Isso evita o sobrepeso em um dos lados.

Em caso de chuva, evite o descarregamento. Verifique se as peças estão molhadas e confirmando a condição, não armazene sem efetuar a devida secagem de cada produto. Nunca arraste as telhas no chão ou em qualquer outra superfície. Isso pode danificar as suas extremidades e impossibilitar o encaixe perfeito durante a construção da estrutura.

Em caso de utilização de equipamento para o descarregamento, como muncks ou guindastes, as cintas deverão ter em suas bases caibros maiores que a largura da telha. Esse procedimento evita que as bordas amassem no momento de içar a carga. Nunca use cabos de aço ou correntes nesse tipo de operação.

Cuidados no armazenamento

A forma de armazenar as telhas metálicas é muito importante. O produto precisa de conservação adequada para que não sofra nenhum tipo de alteração estrutural. O local, o tempo de estocagem e a forma empregada podem garantir, maior ou menor, durabilidade dos materiais.

Use locais secos, ventilados e preferencialmente cobertos, evitando corrosão pela umidade. Caso o espaço não seja coberto, use lonas ou material impermeável para proteger as telhas. Escolha superfícies planas e altas para evitar enchentes e acúmulo de água. Use calços de madeira para elevar a pilha de materiais do solo em pelo menos 15 centímetros, possibilitando a circulação do ar entre elas. Se for necessário amontoar uma em cima da outra, coloque o calço entre as duas.

[ebook_telha_com_form]

Manuseio correto das telhas metálicas

As telhas metálicas são feitas sob medida de acordo com a necessidade da obra realizada. Dessa maneira elas podem ser apresentadas em diversos tamanhos e a largura diferencia a forma de manuseio de cada uma. É importante evitar sobrepesos e maneiras erradas no tratamento das peças. Isso evita que o produto se danifique.

Para a montagem de um telhado, suspenda as peças uma por uma por sistemas de elevação convencional. Todos os montadores devem trabalhar com o devido uso dos seguintes EPIs: luva e bota de segurança. Para telhas de comprimento até 1,5 metros o manuseio pode ser feito por apenas uma pessoa. Nas medidas de 1,5 até 2,5 metros é necessário duas pessoas. As telhas acima de 2,5 metros necessitam de, no mínimo, 4 pessoas para serem transportadas.

Montagem e fixação

É fundamental que as medidas das telhas metálicas estejam corretas em relação as dimensões indicadas no projeto da obra. Deve verificar o comprimento, largura, espaçamento, nivelamento da face superior e paralelismo das terças. Na utilização do material para o fechamento lateral, o alinhamento e o prumo deverão ser observados. Eles devem ser perfeitos, assim como o alinhamento longitudinal na colocação.

Para garantir a melhor fixação das telhas metálicas é recomendado o uso de quatro parafusos por peça e por terças de apoio, assim como o uso de uma arruela para assegurar a vedação. Isso garante uma perfeita estabilização sem deformar o material. Em todo tipo de telha recomenda-se uma fixação longitudinal, para coberturas e fechamentos, com costura no máximo de 500 mm.

Lembre-se de sempre consultar o responsável pela obra antes de realizar qualquer procedimento. Essas foram algumas dicas sobre o manuseio das telhas metálicas. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.