Conheça as principais máquinas utilizadas na construção civil - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Conheça as principais máquinas utilizadas na construção civil

saiba quais são as máquinas utilizadas na construção civil

Para realizar um grande projeto é utilizado uma variedade de materiais, equipamentos, profissionais e máquinas. Só das máquinas podemos citar a retroescavadeira, escavadeira, pá carregadeira, motoniveladora, rolo compactador e muitas outas, você conhece todas elas? Difícil. E isso é muito comum em uma  obra, pois a lista é extensa. Aqui vamos te apresentar os nomes e um pouco sobre as funções de algumas das principais máquinas utilizadas na construção civil. Confira!

Máquinas utilizadas na construção civil:

Retroescavadeira

Essa é uma das máquinas mais populares em obras. Ela é composta por duas caçambas: uma frontal e uma traseira. Dentre suas funções estão: escavar valas e redes, transportar materiais, perfurar buracos, quebrar asfaltos e pavimentações. Pode ser usada ainda para a alimentação de outros equipamentos de construção, como carregar caminhões.

Existe também a sua versão reduzida, conhecida como mini retroescavadeira, que é capaz de escavar redes mais rasas e também é utilizada para o transporte de materiais mais leves. Trata-se de uma máquina mais lenta e menos resistente, mas interessante para manobra em locais menores.

Escavadeira Hidráulica

A escavadeira hidráulica também está entre as mais conhecidas máquinas utilizadas na construção civil. Ela pode ser usada para aterro e desterro, carregamento de caminhões, escavar redes com diâmetro amplo, escavar trincheiras, dentre outras.

Trata-se de uma máquina com alta produtividade. Ela pode realizar escavações de trincheiras com 1,5 metros de profundidade e 3 metros de extensão em 15 minutos. Contudo, devido aos seus componentes eletrônicos, sua manutenção deve sempre ser realizada por um especialista.

Essa máquina também tem sua versão mini, as funções são semelhantes, porém ela é mais indicada para locais menores. Ela não perde em produtividade e ainda facilita a manobra nestes espaços pequenos ou terrenos acidentados.

Pá carregadeira

Em sua versão tradicional, a pá carregadeira tem a função de carregar caminhões e materiais pesados, escavar e terraplenar terrenos. Sua versão mini transporta materiais e agregados, apresentando versatilidade pelo tamanho capaz de acessar locais que máquinas maiores não alcançam.

Motoniveladora ou Patrol

Essa máquina é utilizada para espalhar ou cortar grandes volumes de materiais, cortar ou aterrar subleitos, sub-bases e bases (conforme as estacas de marcação topográfica). É composta por seis rodas, quatro traseiras e duas frontais, assim ela proporciona precisão no trabalho e controle de direção.

Rolo compactador pé-de-carneiro

Esse equipamento é utilizado para finalizar o trabalho da motoniveladora, visa alcançar uma alta compactação da camada de materiais. O número de repetições do movimento de ida e volta, chamado de “feixe”, é que determina o grau de compactação.

Existe uma versão dessa máquina, chamada “rolo compactador liso”. Este é utilizado para compactar materiais finos e que precisam de um resultado mais sofisticado, como no caso do asfalto.

Agora você já sabe como chamar as principais máquinas utilizadas na construção civil e isso é importante. Mas, ainda mais importante, é saber como lidar melhor com esses equipamentos para que tudo ocorra bem na obra. Com esse objetivo, sugerimos que você leia o nosso artigo: Fique atento aos cuidados e manutenção de máquinas e equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.