Entenda a utilização dos perfis estruturais na indústria - GalvaMinas
Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Entenda a utilização dos perfis estruturais na indústria

Entenda a utilização dos perfis estruturais

É fundamental utilizar materiais leves e resistentes na indústria. A vantagem que você encontra é enorme. Os perfis estruturais em formatos U são esses materiais. Eles são utilizados de forma versátil em todos os segmentos e vertentes.

Quer entender as principais características, aplicações e vantagens dos perfis U? Dessa forma, leia o artigo com bastante atenção e fique muito bem informado a respeito do assunto.

Saiba o que são perfis estruturais e a sua aplicação na indústria

Caso você ainda não saiba o que são perfis estruturais, nós iremos te explicar com detalhes! Trata-se de vigas feitas de aço laminados em vários tamanhos e formatos, fundamentais na indústria. Eles são usados para a montagem de estruturas metálicas, na indústria mecânica, no processo de fundação e também na estruturação de grandes edificações.

Podemos destacar um tipo de perfil estrutural próprio para a indústria, que é o perfil U. A fabricação é realizada com aço altamente resistente e têm composição química e propriedades mecânicas que são bem uniformes. Sendo assim, o perfil é excelente na indústria e apresenta soluções bem eficientes na montagem de ligações, encaixes e acabamentos estruturais.

As características do perfil estrutural U

O perfil estrutural em formato de U é um dos mais comuns na área da indústria. Em síntese, ele possui duas variações:

  • Perfil U simples (US): é utilizado na formação da estrutura metálica treliçada.
  • Perfil U enrijecido (UE): possui uma aba enrijecedora extra, que é específica para a parte interna, denominada de viga G.

Também existem os perfis U que encaixam nas cantoneiras metálicas. Além disso, é válido ressaltar que o perfil US tem a função de enterçamento. Já o perfil UE é utilizado como uma espécie de suporte para apoiar as telhas metálicas.

Como funciona o processo de fabricação do perfil estrutural U?

Quanto mais atenção no momento da fabricação, maior será a durabilidade que o perfil estrutural irá oferecer. Por isso, se você trabalha na área da indústria, dê prioridade para empresas que oferecem produtos de qualidade.

No processo direto de produção, a viga inicia como uma peça de metal única, que é planificada e totalmente esticada. A partir daí é formada uma viga pré-fabricada, que pode ser alterada com o objetivo de alcançar um formato de perfil específico.

Durante o processo de fabricação do perfil estrutural U, é importante que o aço seja trabalhado e purificado. Assim, ele não será poroso e a resistência da peça será reduzida. Com isso, testes de estresse e pressão são feitos para atestar a qualidade, antes que as peças sejam utilizadas.

Você atua no setor da indústria? Caso a sua resposta seja sim, entenda que os perfis estruturais são fundamentais para você. Através deste artigo, você ficou ciente das principais características, benefícios e aplicações dos perfis U. É fundamental que você absorva todas as informações que foram passadas para você!

Esperamos que você tenha gostado do texto. Aproveite para conferir outro artigo que produzimos: “Barras de aço laminado: melhor opção para quem busca economizar mantendo a qualidade”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.